sexta-feira, 20 de maio de 2011

Zona Oeste do Rio ganha primeira escola verde da América Latina



Escola fica em Santa Cruz e foi idealizada em parceria com o grupo Thyssenkrupp CSA

O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, ganhou a primeira escola sustentável da América Latina, e seus duzentos estudantes, a oportunidade de se formarem em administração, com enfoque em logística, sem agredir o meio ambiente. O governador Sérgio Cabral inaugurou o Colégio Estadual Erich Walter Heine, idealizado em parceria com o grupo Thyssenkrupp CSA, nesta sexta-feira (20/5). A instituição, que recebeu investimentos de R$ 11 milhões, foi construída com materiais ecologicamente corretos e tem sistema de reaproveitamento de água da chuva, coleta de lixo seletivo e telhado verde.

Nos últimos anos, o governo estadual tem mudado o conceito tradicional de educação, criando, em parceria com a iniciativa privada, escolas de ensino médio voltadas exclusivamente para a formação de profissionais, como os premiados Núcleo Avançado em Educação (Nave), na Tijuca, Zona Norte do Rio, e o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos (Nata), na cidade de São Gonçalo. Para o governador, essas escolas especiais ajudam a aproximar estudantes do mercado de trabalho e são exemplos de integração social e educacional.

- Esse novo conceito educacional é algo extraordinário, que começou a ser concretizado no Nave com cursos tecnológicos em parceria com a empresa Oi, e depois foi realizado no Nata com o grupo Pão de Açúcar na área de alimentação. Na Erich Walter Heine, eles vão aprender a serem empreendedores, administradores e ecologicamente corretos, em uma região carente que necessitava de um colégio dessa dimensão - afirmou o governador, que anunciou a entrega de laptops para todos os estudantes da escola.

A carência de colégios de ensino médio na região onde funciona o complexo siderúrgico da CSA foi um dos motivos para a criação do Colégio Erich Walter Heine, uma homenagem ao presidente do Conselho de Administração da Thyssenkrupp, uma das vítimas do voo 447 da Air France. A unidade também reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável de Santa Cruz.

- É com muito orgulho que inauguramos essa escola que traz inovação e qualidade de educação para a região. Hoje, nasce a primeira unidade educacional feita de acordo com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que certifica construções sustentáveis. Em todo o mundo, há apenas 120 escolas certificadas. E agora na Cidade Maravilhosa - disse o presidente do grupo Thyssenkrupp CSA, Hebert Eichelkraut, que doou mochilas e material escolar aos alunos da instituição.

Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o Rio de Janeiro precisa de instituições profissionalizantes e inovadoras como o Colégio Estadual Erich Walter Heine para suprir a demanda resultante do excelente calendário de investimentos e eventos do estado para os próximos anos. Risolia afirmou, ainda, que pretende levar o conceito de sustentabilidade para toda a rede estadual.

- Há alguns aspectos importantes em uma escola como esta, que está funcionando desde fevereiro. Primeiro sobre o aspecto profissional, porque o Rio está vivendo um momento especial com eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Os jovens da escola serão demandados pelo mercado daqui a uns dez anos. Outro aspecto é passar a consciência ambiental para os alunos através da prática. A meta é levar esse conceito para 100% da rede - anunciou Risolia.


Sustentável da fundação ao telhado
Com o objetivo de assegurar o melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética, a escola foi construída com materiais ecologicamente corretos e com recursos para diminuir os gastos com refrigeração. Lâmpadas de led para reduzir em até 80% o consumo de energia, coleta de lixo seletivo, horta orgânica e sistema de aproveitamento de água de chuva também fazem do novo colégio referência para outros empreendimentos.

A escola de Santa Cruz também tem o telhado verde, com vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. Além da importância ambiental, o ecotelhado terá papel fundamental na formação dos alunos, se tornando um espaço de aprendizagem. A área verde da unidade pública-privada crescerá ainda mais: está prevista a instalação de painéis solares para aquecimento de água e espaço para reciclagem.

Alunos ecologicamente corretos
Para os estudantes Leonardo Andirão, Hebert Elias e Laysa dos Santos, ter a chance de estudar em uma unidade pioneira em sustentabilidade e ainda aprender técnicas de administração é o início de suas jornadas rumo a uma vida profissional de sucesso. Além das ferramentas tecnológicas de última geração, como as lousas digitais e aulas interativas, os jovens também contam com professores qualificados para que possam ingressar no mercado de trabalho preparados.

- É um orgulho estudar na Erich Heine. Depois de realizar provas de português, matemática e raciocínio lógico e competir com mais de dois mil candidatos, é muito bom ver que os nossos esforços valeram à pena. Estou aprendendo muito na escola, que já virou a minha segunda família, e sei que até nos formarmos, daqui a três anos, vamos estar cada vez mais preparados para o mercado e o mundo - contou Leonardo.

A escola - que possui também laboratórios de informática, bioquímica, artes e administração, biblioteca multimídia e piscina - receberá mais 400 estudantes até agosto, oferecendo o ensino técnico. Nos fins de semana, o Colégio Estadual Erich Walter Heine abrirá suas portas à comunidade do bairro da Zona Oeste com a realização de atividades esportivas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário