terça-feira, 7 de junho de 2011

Chineses apresentam o primeiro dos 34 trens comprados para o Rio

Changchum, China: Cerimônia de conclusão da montagem do primeiro trem da série das 30 composições compradas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.


O primeiro dos 34 novos trens comprados pelo Governo do Estado para o sistema ferroviário urbano do Rio de Janeiro está pronto, e foi apresentado nesta terça-feira (07/06), em cerimônia na cidade de Changchun, na China. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o presidente da SuperVia, Carlos Jose Cunha, participaram do evento, e, junto com uma comitiva de engenheiros do governo, aprovaram o equipamento.

O primeiro trem, em fase de testes operacionais, será embarcado para o Rio já no próximo mês. Em seguida, o consórcio China National Machinery Import & Export Corporation (CMC/CNR), vencedor da licitação de 2009, inicia a entrega de lotes de 3 a 4 composições a cada mês. A expectativa do governo é que todos os trens já estejam em operação ate março de 2012.

- Esta é a maior compra de trens já realizada pelo Estado em 40 anos. O consórcio CMC é um dos maiores do mundo e exporta trens para vários países. Com a chegada das novas composições compradas pelo governo Cabral, e com o cronograma de melhorias que será desenvolvido pela concessionária, teremos, em pouco tempo, um padrão de sistema metroviário na SuperVia, com intervalos de até 3 minutos entre cada partida – afirma o secretário Julio Lopes.

Com capacidade para até 1.300 pessoas, os veículos contam com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. As composições são dotadas de interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED, circuito interno de TV, ar condicionado com temperatura de 23oC, som ambiente, telas de LCD, além de bagageiro, atendendo a uma solicitação especial dos passageiros. Como parte do acordo contratual, a empresa chinesa oferece garantia de assistência técnica de três anos, incluindo manutenção e troca de peças.

Ao custo total de US$187 milhões, a aquisição dos 34 trens, financiados pelo Banco Mundial, entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul. Outro aspecto importante foi a grande economia, com custos menores dos equipamentos, em comparação aos encomendados por outros estados brasileiros por valores consideravelmente superiores.

Com uma área total de 1,6 milhão de m2 e mais de 10 mil funcionários, a fábrica chinesa se consolida como a maior e mais poderosa base de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e exportação de trens ferroviários urbanos, e também de alta velocidade.

- Mais de 50% de nossa produção é exportada para outros países. Os valores acumulados desta demanda já somam mais de US$ 3 bilhões. É muito importante, para nós, participar de forma direta dos grandes eventos esportivos mundiais que acontecerão na cidade nos próximos anos. Estamos certos de que a escolha do governo pelo nosso consórcio se mostrará a melhor decisão para o desenvolvimento do sistema ferroviário do Rio - afirmou o presidente da CNR, Wang Xusheng.

Frota totalmente modernizada e refrigerada até 2016

O sistema ferroviário urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é um dos mais extensos e bem distribuídos do Brasil. As 98 estações cobrem 12 municípios e atendem cerca de 540 mil pessoas diariamente. Ainda este ano, o governo deverá iniciar um novo processo de concorrência para a compra de mais 60 novos trens. Por determinação do governo, a SuperVia também fará encomenda de outras 30 novas composições, como parte dos compromissos previstos no documento de renovação contratual. Também é de responsabilidade da concessionária a modernização de 73 trens, com design interior, ar condicionado e novo sistema de tração.

Este efetivo, somado aos 20 novos trens coreanos e às 18 composições reformadas, todos já em operação, resultarão numa frota de mais de 230 veículos refrigerados, responsável por um alto padrão operacional, agregando às viagens da população mais agilidade, conforto e pontualidade.

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