quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cidade Nova: nasce um novo polo de serviços



Cedae, Centro de Controle da Secretaria de Segurança e Riofarmes
ganham instalações na mesma região
Na Praça Onze, na Cidade Nova, dois importantes empreendimentos chamam atenção: o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a futura sede da Nova Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). As obras, ao lado da recém-inaugurada Riofarmes (programa de Dispensação de Medicamentos Especializados) da Secretaria de Saúde, também contribuem para a revitalização da área.

- Proporcionar qualidade de vida para a população é o objetivo maior de um órgão gerenciador e fiscalizador de obras, como a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop). A empresa sente-se recompensada de atuar em duas obras de grande porte na Cidade Nova: o CICC e a Riofarmes, participando da estratégia global de governo de revitalizar uma parte importante do centro do Rio de Janeiro - afirmou o presidente da Emop, Ícaro Moreno, que lembrou ainda da facilidade de acesso à região, que dispõe de meios de transportes, entre eles estações de trem e metrô.

Até dezembro, um novo Centro Integrado de Comando e Controle abrigará as novidades tecnológicas da Secretaria de Segurança, com o monitoramento das câmeras de segurança e circuito fechado de TV. Orçada em R$ 36.135.929,92, a obra começou em setembro do ano passado e está dentro do cronograma da Emop. As estruturas metálicas e fundações do espaço de 9.728,20 m2 e três pavimentos estão sendo feitas. No fim de junho, serão iniciadas a parte de alvenaria e a construção da laje.
A meta é ampliar e integrar as polícias civil e militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil municipal, o SAMU, a Guarda Municipal, a CET-Rio (Companhia de Engenharia e Tráfico) e a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança, Edval Novaes, o espaço também contará com um Centro de Crise e um Centro de Acompanhamento de Eventos.

- Saberemos o que acontece em todo o estado, e a resposta dos governos será muito mais rápida para as demandas da população. Haverá mais agilidade e otimização no trabalho, já que o CICC contará com representantes de oito órgãos das três esferas de governo, além de teleatendimentos como o da Polícia Militar (190) e o do Corpo de Bombeiros (193) - explicou Edval Novaes.

Sede da Cedae será exemplo de sustentabilidade na região

Nos próximos 30 dias, o Estado inaugura a sede da Nova Cedae. Construído em uma área que ficou abandonada por sete décadas, o moderno prédio concentrará todas as atividades administrativas da empresa e facilitará o contato com o público, além de ajudar na recuperação da região como polo de serviços públicos e se tornar exemplo de sustentabilidade na Cidade Nova. Lâmpadas econômicas e o reaproveitamento de água estão na lista ecologicamente correta da Cedae.

- Além de cumprir todas as leis ambientais, o prédio adota a tecnologia de reuso de água, permitindo seu reaproveitamento nos sanitários ou no cultivo de jardins. Isto permitirá que a Cedae armazene a água de reuso em quantidade suficiente para utilizá-la durante uma semana para estes fins, sem a necessidade de recorrer à água limpa. A Praça XI ganhará um imóvel sustentável - ressaltou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Centro de Farmácia e Dispensação de Remédios Especiais

Inaugurada em setembro do ano passado, a unidade da Riofarmes na Praça Onze está diminuindo as filas de pacientes que precisam de medicamentos especiais. A central do programa de Dispensação de Medicamentos Especializados da Secretaria de Saúde e Defesa Civil reúne no mesmo espaço cadastramento, análise técnica e distribuição de remédios. O procedimento que antes levava até 60 dias, agora não ultrapassa o prazo de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário