quarta-feira, 8 de junho de 2011

Delegação do Comitê Olímpico Internacional visita obras do Maracanã

Secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, acompanhada do presidente do comitê organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, recebe membros do COI para visita ao Maracanã

A secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, recebeu, nesta quarta-feira (8/6), a comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para uma vistoria nas obras do Maracanã. Os responsáveis pela coordenação dos Jogos Olímpicos de 2016 fazem esta segunda visita em 2011 ao Rio, com duração de três dias, para inspecionar o avanço das obras de infraestrutura e os preparativos para o evento.

Pela manhã, os representantes do COI visitaram obras da Prefeitura na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá. No início da tarde, chegaram ao Maracanã, onde, além de verificar o andamento das obras, puderam ver a maquete do moderno estádio que está sendo construído e assistiram a um vídeo sobre o empreendimento e o que está sendo feito ao seu redor para receber o mundo durante os Jogos Olímpicos. Além disso, a equipe do COI visitou o museu do Maracanã e prestigiou a famosa calçada da fama do estádio.

Na terça-feira, durante seu discurso de abertura da visita, a presidente da Comissão de Coordenação para os Jogos Olímpicos, Nawal El Moutwakel, destacou que o Comitê Rio 2016 e os governos estadual e municipal vêm fazendo progressos no andamento das obras.

- Há um ano, ao final de nossa primeira visita, eu disse que o relógio já estava contando e que não tínhamos tempo a perder. Estou feliz em dizer que o Comitê Rio 2016 e seus parceiros levaram as palavras a sério e fizeram um progresso impressionante desde então. O governo fez dos aeroportos uma prioridade e parece estar se movendo na direção certa. A renovação de algumas das instalações de competição já começou e um acordo já foi formalizado para a construção da Vila Olímpica - comemorou.

Nawal El Moutwakel disse ainda ter ficado impressionada com a organização, limpeza e segurança da festa de réveillon na praia de Copacabana, onde foi apresentada a logomarca Rio 2016.

- Cerca de dois milhões de pessoas estiveram em Copacabana e participaram ativamente da apresentação da logomarca Rio 2016 para o mundo inteiro. Quero cumprimentar pela logística da operação no controle da multidão, na segurança e na limpeza. Em poucas horas, Copacabana estava de volta ao seu estado original, antes mesmo que muitas pessoas tivessem acordado – disse a presidente da comitiva do COI.

A Comissão de Coordenação do COI para os Olímpicos do Rio de Janeiro foi constituída em janeiro de 2010 e conta com representantes dos cinco continentes com experiência em comitivas de avaliação ou de coordenação de Jogos Olímpicos. No grupo, há a participação de representantes de atletas, dos comitês olímpicos nacionais e das federações internacionais.

Tradição e modernidade no novo Maracanã

Apesar de estar sendo completamente reformado, o novo Maracanã quase não terá mudanças em sua aparência externa. A fachada será preservada, mas, por dentro, um outro estádio está sendo construído. Uma das novidades será o avançado centro de controle, a ser instalado no quinto andar.

O chamado BMS (Building Management System), que faz parte das recomendações da Fifa, vai ocupar três salas onde devem trabalhar cerca de 40 pessoas por evento. Uma das salas é destinada ao monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas por todo o estádio. O objetivo é garantir a segurança dos torcedores, acompanhando cada movimentação de pessoas no Maracanã.

Outra novidade é o sistema de sonorização, com 3.940 alto-falantes em todo o estádio, até no campo, com recursos de controle por área.

Fonte: Governo do Estado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário