segunda-feira, 13 de junho de 2011

FAETEC: vagas em cursos técnicos e ensino superior

Ao todo, são 2.606 vagas para cursos técnicos pós-médio e mais
800 vagas para os cursos superiores

Quem procura oportunidade de fazer uma especialização técnica de nível médio ou ensino superior em alguma das unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, já pode se inscrever para o processo seletivo 2011.2. São 2.606 vagas em cursos técnicos - sendo 2.476 vagas no técnico subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio), 50 para o técnico de Comércio com concomitância externa e 80 de especialização em Enfermagem do Trabalho - e 800 vagas para o ensino superior, em cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação.

 As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 17 de junho, e devem ser feitas pela internet, pelo site da Faetec (http://www.faetec.rj.gov.br/) ou pelo site da Fundação Dom Cintra (www.domcintra.org.br/concursos.htm), responsável pelo concurso. No site da Fundação Dom Cintra também estarão todas as informações sobre o concurso. O telefone (21) 4063-6396 está disponível para tirar as dúvidas dos candidatos. Clique aqui para acessar o edital.

Todos os cursos são gratuitos. Nos cursos técnicos, há vagas para diversas áreas, como Administração, Comércio, Construção Naval, Edificações, Eletrônica, Informática, Logística e Telecomunicações, entre outros. Nos Institutos Superiores de Tecnologia, há vagas para os cursos de Sistema de Informação, Gestão Ambiental, Análise de Sistemas Informatizados e Tecnologia da Informação e Comunicação. Nos Institutos Superiores de Educação, as vagas disponíveis são para Licenciatura em Pedagogia.

 - As vagas nos cursos técnicos e superiores complementam a formação de mão de obra qualificada que a Faetec desenvolve nos cursos profissionalizantes dos CVTs e Ceteps. Estamos trabalhando para reduzir o apagão de mão de obra em várias áreas e formar profissionais capacitados para atender a demanda que o Estado do Rio precisa para se desenvolver - diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

 Cotas

Os candidatos às vagas do ensino médio, de especialização de nível técnico e do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição.

 As pessoas que têm dificuldade de acessar a internet e querem participar do concurso podem procurar atendimento nos polos do programa Faetec Digital. São 25 endereços com monitores habilitados para orientar na inscrição do concurso. Os monitores vão auxiliar no preenchimento do formulário e, se necessário, na emissão do boleto bancário. Os polos da Faetec Digital atendem gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

 Nos cursos técnicos, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência. O período para a entrega do laudo médico é o mesmo do da inscrição, de 23/5 a 17/6. Já para os cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação, 45% das vagas são reservadas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com a Lei nº 5346/08. Os alunos cotistas receberão uma bolsa-auxílio durante o curso.

 - Esta é a primeira vez que a Faetec vai pagar uma bolsa-auxílio para os alunos cotistas. O objetivo é que cada vez mais pessoas possam se capacitar - afirma Alexandre Cardoso.

 Calendário para as vagas nos cursos técnicos

 Inscrições: 23/5 a 17 de junho

Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas: 23/5 a 26/5

Último dia para postagem do requerimento de isenção e documentação comprobatória: 27/5

Resultado do pedido de isenção de pagamento: 10/6

Divulgação da verificação do laudo médico: 20/6

Divulgação dos locais das provas: 5/7

Provas objetivas e redação: 10/7

Divulgação da classificação final e lista de espera: 20/7

Matrícula: 25/7 a 29/7

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário