quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto contra bullying é aprovado na Câmara Municipal de Petrópolis

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nessa quarta-feira, 8 de junho, a redação final do Projeto de Lei 365/10 de autoria dos vereadores João Tobias (PPS) e Tiago Damaceno (PV) que inclui medidas de conscientização, prevenção e combate ao “bullying” no projeto pedagógico das escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio do município. Com a aprovação, a lei segue para a sanção do Executivo Municipal.
O vereador e médico João Tobias declarou que “a motivação para propor esse projeto foram os vários casos de “bullying” que chegavam até a mim e também a minha esposa que é pediatra, e senti que a população estava angustiada, pois todo mundo já viu um caso desses, e esperava uma medida que ajudasse na prevenção dessa prática nos colégios”.
O projeto tem como principal objetivo prevenir e combater o “bullying” nas escolas do município, por meio de capacitação dos professores e das equipes pedagógicas que estarão aptos a discutir, prevenir, orientar e solucionar esses casos nas escolas. Para o vereador Thiago Damaceno, “o mais importante é haver essa discussão, sem radicalismos, mas mostrar às crianças e aos jovens como uma palavra pode ferir ou uma perseguição pode ser cruel”. Estão previstos no projeto palestras, debates, distribuições de cartilhas de orientação, entre outras ações.
Também é objetivo do projeto ajudar as vítimas na recuperação da auto-estima e ainda envolver a família no processo de construção da cultura de paz nas unidades escolares. Para Tobias, “a presença da família no projeto é fundamental, e ela tem que estar sempre presente e informada, pois a educação vem de casa. Só dessa maneira, o agressor irá se conscientizar do mal que faz e quem sofre o bullying poderá superar os traumas sofridos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário