sexta-feira, 10 de junho de 2011

Rio ganha versão em português do Guia Verde Michelin

Publicação sobre o Rio é a primeira da coleção dedicada a um estado da América Latina

O Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as praias cariocas, o Parque da Tijuca, o Jardim Botânico e o Mirante do Morro Santa Marta são algumas das estrelas do Guia Verde Michelin - Rio de Janeiro, que teve sua versão em português lançada nesta quinta-feira (9/6), em São Paulo, pelo governador Sérgio Cabral. A publicação, primeira dedicada a um estado da América Latina, resgata o patrimônio natural, arquitetônico e cultural que fazem do Rio uma das principais atrações turísticas do país.

- Estou muito feliz de celebrar em São Paulo, um estado parceiro, o lançamento desta nova versão do Guia Verde Michelin, um presente para o Brasil. Não há no mundo uma publicação tão importante quanto esta. A cidade do Rio e os demais destinos são mostrados com qualidade no guia - afirmou o governador, que apresentou as várias atrações e cidades turísticas do Estado do Rio e o show da cantora Roberta Sá.

O guia também cita pontos turísticos como o Sítio de Burle Marx, o Museu Casa do Pontal, a Igreja de São Francisco da Penitência no Morro de Santo Antonio, a Ilha Fiscal, o Palácio Laranjeiras, o Maracanã, o Theatro Municipal e a Casa França-Brasil. No livro, os turistas ainda encontram dicas dos melhores passeios, restaurantes e hotéis de todo o estado, além de conhecer a descrição da riqueza histórica de Niterói, Búzios, Paraty, Ilha Grande, Petrópolis e Vale do Café.

Os monumentos, as paisagens, a gastronomia típica e as importantes informações para que o visitante tenha uma ótima estada no Rio de Janeiro são classificados com estrelas que indicam o interesse turístico de cada atração: uma estrela significa "interessante", duas estrelas,"recomendado" e três estrelas, "altamente recomendado". O Guia Verde Michelin – Rio de Janeiro, que teve sua versão em inglês e francês lançadas em 2009, tem 286 páginas e tiragem inicial de 10 mil exemplares.

- O livro é referência para turistas estrangeiros e brasileiros. Lançamos as versões em inglês e francês há alguns anos e naquele momento o Rio recebia atenção do mundo inteiro. Já vendemos milhares de exemplares nas duas primeiras línguas, e agora queremos que o mercado nacional visite o estado fluminense. Com este guia, podemos mostrar as belezas do Rio de Janeiro - disse o presidente da Michelin para a América do Sul, Jean-Phillippe Ollier, que lembrou os 30 anos da implantação da empresa no Rio.

O mirante três estrelas

Na Cidade Maravilhosa, a Lapa e seus arcos, Santa Teresa e o bondinho e as construções seculares do Centro também são destaques do guia. Mas uma atração tem conquistado cada vez mais turistas que exploram a capital: o Pedrão, mirante natural do Morro Dona Marta, em Botafogo. Do alto da comunidade que recebeu a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado há mais de dois anos, a vista privilegiada da Enseada de Botafogo e do Cristo Redentor ganhou, junto com outras 18 atrações, a maior pontuação da publicação: três estrelas.

Do litoral fluminense ao Vale do Café

A lista de estrelas do Guia Verde Michelin convida os leitores a desvendarem a história e o potencial turístico do Vale do Café, formado por municípios como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Rio das Flores. Duas das fazendas de café centenárias de Conservatória, Florença e Paraíso, e o Museu-casa da Hera, símbolos da preservação da cultura do Ciclo do Café, estão entre as atrações sugeridas pela publicação.

O guia descreve também a beleza exuberante do Parque Nacional de Serra dos Órgãos e do Parque Nacional de Itatiaia e o histórico município de Petrópolis, com o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal, na Região Serrana. O litoral fluminense é representado pelo balneário de Búzios. Já a Costa Verde entra para a lista com a praia e o meio ambiente de Ilha Grande e a cultura de Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário