sexta-feira, 23 de novembro de 2012

festival Back2Black vai agitar o Rio de Janeiro

O festival Back2Black (B2B)  pomote agitar o Rio de Janeiro neste final de semana, segundo matéria do G1. O espetáculo volta à Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, nestas sexta (23), sábado (24) e domingo (25), com um vasto cardápio de debates, conferências e música. A lista de shows inclui Missy Elliot, Santigold, Nneka, Fatoumata Diawara, Hugh Masekela, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Martinho da Vila e Emicida , entre outras atrações nacionais e internacionais.

Quase quatro meses depois de uma escala em Londres, onde foi realizada sua primeira versão internacional, o festival Back2Black (B2B) volta à Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, nestas sexta (23), sábado (24) e domingo (25), com um vasto cardápio de debates, conferências e música.

A lista de shows inclui Missy Elliot, Santigold, Nneka, Fatoumata Diawara, Hugh Masekela, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Martinho da Vila e Emicida , entre outras atrações nacionais e internacionais.

O destaque do primeiro dia fica por conta da cantora e atriz norte-americana Lauryn Hill. Com sete prêmios Grammy e mais de 20 milhões de discos vendidos no currículo, Hill volta a se apresentar no Brasil depois de dois anos.

“A temática é a mesma em todos os festivais. A gente quer construir e fortalecer esse intercâmbio entre a África e o Brasil através da música e da arte, apresentando a produção musical africana contemporânea para o público carioca", disse Connie Lopes, diretora geral do festival, ao G1.

A cantora Lauryn Hill, destaqiue do primeiro dia do festival (Foto: Divulgação)
A cantora Lauryn Hill, destaqiue do primeiro dia do
festival (Foto: Divulgação)

A principal novidade desta quarta edição fica por conta da estrutura. Os três palcos dos anos anteriores dão lugar a dois palcos mais amplos e com capacidade para receber uma quantidade maior de pessoas.

Mas nem só de música é composta a programação do Back2Black. Quatro debates, com curadoria do escritor angolano José Eduardo Agualusa, também serão realizados no auditório da estação ferroviária desativada, nos dois últimos dias de evento. As escritoras Paulina Chiziane (Moçambique), Karla Suarez (Cuba) e Ana Maria Gonçalves (Brasil) inauguram a série de conferências, nesta sexta, com a discussão sobre o lugar da mulher na literatura e nas sociedades africana, cubana e brasileira. A moderação é da jornalista Paula Cesarino Costa.

"Queremos também mostrar a cultura negra brasileira para a artistas negros da África e de Cuba, que estarão no evento” acrescenta Connie Lopes.

O festival Back2Black é promovido pela Globo Rio, com patrocínio da Petrobras, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

BACK2BLACK
Quando: sexta (23), sábado (24) e domingo (25)
Onde: Estação Leopoldina - Avenida Francisco Bicalho, S/N, Santo Cristo
Quanto: entre R$ 60 (1º lote, meia entrada individual para um dia) e R$ 370 (2º lote, inteira, combo para os três dias).
Ingressos: por meio do site da Ingresso Rápido, do call center 4003-1212 ou dos pontos de venda oficiais
Informações: www.back2black.com.br

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio no Twitter e por RSS.
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012


G1









Cidades do interior Rio 





contabilizam estragos


 

com as chuvas



Mais de 300 pessoas estão fora de suas casas em todo o estado.
Uma pessoa está desaparecida em Trajano de Moraes, no Centro-Sul.

Chandy TeixeiraDo G1 Região Serrana
Várias cidades do interior do estado do Rio de Janeiro sofreram estragos por conta das fortes chuvas desta terça-feira (13). Nova Friburgo, Região Serrana, foi a cidade que mais registrou estragos, onde todas as 35 sirenes em 24 áreas de risco da cidade foram acionadas. Também na Região Serrana, Teresópolis está com 63 pessoas em pontos de apoio e, em Santa Maria Madalena há 220 pessoas desalojadas e sete desabrigadas segundo a Defesa Civil do município. Conceição de Macau, Trajano de Moraes e Bom Jardim também sofreram com as chuvas, sem vítimas,tos e vários alagamentos.
Nova Friburgo (Foto: Arte/G1)
Em Nova Firburgo, a localidade mais atingida foi a de Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino, onde duas quedas de pedras foram registradas. A primeira no fim da manhã onde uma casa desocupada foi atingida. À tarde, várias pedras se desprenderam ao mesmo tempo e atingiram cerca de 20 casas. Apesar do número de imóveis destruídos, todos eles estavam interditados pela Defesa Civil da cidade e ninguém ficou ferido. Em menos de 24h, choveu 113 milímetros até o início da tarde, o equivalente ao esperado para 20 dias de novembro, segundo a DC do estado. Ruas do centro também ficaram alagadas e o trânsito complicado. A cidade continua em estado de alerta máximo.
FOTÃO NOVA FRIBURGO (Foto: Tássia Thum/G1)Pedras deslizaram na localidade de Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino (Foto: Tássia Thum/G1)
Também na Região Serrana, em Santa Maria Madalena o índice pluviométrico ficou em 202 milímetros em apenas um dia, o que representa mais que o esperado para todo o mês. Houve deslizamentos e alagamentos em 150 pontos do município, com situações piores no Centro e nos bairros Manoel de Moraes, Villa Sampaio e Doutor Loretti. Ao todo, 220 pessoas estão desalojadas e sete desabrigadas. Não há registro de mortos e feridos.
asfalto santa maria madalena (Foto: Luiz Felipe Falcão/Inter TV)Asfalto cedeu na RJ-182 (Foto: Luiz Felipe Falcão
/Inter TV)
A RJ-182, que liga a cidade à Carapebus, na altura de Conceição de Macabu, está interditada por conta das quedas de barreiras e afundamento do asfalto. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) tentam liberar parte da via até o fim da noite desta terça-feira.
Em Teresópolis, cinco sirenes dos bairros Rosário, Perpétuo e Pimentel foram acionadas na manhã desta terça-feira (13). Sessenta e três pessoas ainda permanecem fora de suas casas e ainda aguardam liberação da Defesa Civil para retornar. Na cidade foi registrado um volume de chuva de 33 milímetros por hora, acima do limite de 20mm/h para áreas de risco. Pela manhã, uma casa caiu no bairro Jardim Meudon, mas o imóvel já estava interditado e sem moradores. Os agentes estão percorrendo os bairros para realizarem um levantamento preventivo.
Em Bom Jardim, um prédio em construção no centro da cidade foi interditado pela Defesa Civil e um muro de contenção em frenta ao local desabou. No distrito de São José, as sirenes de alerta foram acionadas, mas não há registro de feridos nem desabrigados.
Em Trajano de Morais, no Centro-Sul Fluminense, choveu cerca de 200 milímetros e vários bairros ficaram alagados. Segundo a Defesa Civil, uma pessoa está desaparecida no distrito de Visconde de Imbé. Segundo informações, o morador tentou atravessar o rio e foi arrastado pela correnteza. A identidade do rapaz ainda não foi divulgada. O corpo está desaparecido desde o início da tarde desta terça (13). Equipes da Defesa Civil estão na busca do corpo.
Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga também o G1 Serra, Lagos e Norte no Twitter e por RSS.
Pessoal, passei três meses fora do blog porque estava no início dos trabalhos de Coordenação de Conteúdo do G1 - Serra, Lagos e Norte, na Inter TV, em Cabo Frio.
Agora que estamos com mais de 50 mil acessos/dia, vou tentar administrar o G1 com o Acontece na Serra.
Vou postar os links do G1, já que estou nele, com as informações da Serra, ok? 
Abraços!!
Andreia Constâncio