Acessibilidade para todos. Com este objetivo será inaugurado, no dia 30 de março às 17h, na Rua do Encanto nº 158 – Centro, o Centro Cultural 14 Bis. Anexado ao Museu Casa de Santos Dumont, será o primeiro do estado do Rio de Janeiro a utilizar diversos meios e tecnologias adequadas para recepção de deficientes físicos, auditivos e visuais.
A “Encantada”, como é carinhosamente conhecida a Casa de Santos Dumont, foi projetada para atender às necessidades do Pai da Aviação possuindo pequenos espaços multiuso e escadas íngremes, essenciais para que os turistas passem pelos três andares da residência, como a principal, onde a pessoa é obrigada a subir com o pé direito – um traço marcante da personalidade supersticiosa do inventor.
Tais peculariedades da construção impediam que portadores de necessidades especiais tivessem acesso a casa. Cadeirantes, por exemplo, não podiam conhecer um pouco mais sobre a personalidade e o modo de vida de Santos Dumont.
Desta maneira, o Centro Cultural 14 Bis chega para preencher esta lacuna. O projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN transformou a antiga casa de Dona Eulália (governanta de Santos Dumont) no mais novo Centro Cultural da cidade. Com acesso pela Rua do Encanto nº 158, o CC 14 Bis contará com maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em braile, áudio guide, réplicas de dependências do museu como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência seja ela física, visual ou auditiva, possam conhecer a história do Pai da Aviação.
O espaço vai contar também com oficinas pedagógicas, café temático, salas multimídia e de exposições, além de sala de convivência e profissionais capacitados a receberem o público.
Para que não houvesse quebra do testemunho histórico, alguns pontos, como o passadiço para o banheiro, não foram e nem puderam ser alterados, respeitando as limitações do ponto turístico. O acesso ao laboratório fotográfico, onde funciona a bilheteria, não foi possível porque a realização de obras nessa parte da casa descaracterizaria a arquitetura. A fachada também não foi modificada. Entretanto, foi construído um elevador de acesso ao segundo andar da Casa, seguindo sempre a lei de acessibilidade.
Serviço:
Museu Casa de Santos Dumont – Centro Cultural 14 Bis
Rua do Encanto, nº 22 - Centro
Adultos: R$ 5,00
Estudantes, professores e idosos brasileiros (60 a 64 anos): R$ 2,50
Idosos brasileiros (65+) e crianças até 7 anos: gratuito
Visitação gratuita para petropolitanos às quartas-feiras e no último domingo do mês.
Horário
Aberta de terça-feira a domingo de 9h30 às 17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário