O Projeto Municipal de Detecção de Talentos do Tênis de Mesa que esta colocando a cidade de Petrópolis entre os maiores formadores de novos talentos do mesatenismo brasileiro, atingindo 1400 crianças em 10 escolas da rede municipal, busca obter o mesmo sucesso entre os alunos no Vale do Cuiabá, local onde no inicio deste ano aconteceram as tragédias com as chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. O projeto que já esta sendo desenvolvido dentro da região nas Escolas Municipais Paula Buarque, Theodoro Machado e Santo Antonio, foi lançado oficialmente na ultima semana em evento que contou com a presença da primeira-dama do município Marileine Mustrangi. Durante o lançamento na Escola Santo Antônio, Marileine mostrou grande habilidade batendo uma bolinha com a grande revelação do tênis de mesa petropolitano, Jessika Carmo, de apenas 11 anos, que no ultimo mês de julho se classificou para a seleção nacional.
Mais do que buscar talentos, a missão do projeto que conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através do prefeito Paulo Mustrangi, é proporcionar cidadania e educação através de uma atividade esportiva capaz de, ao mesmo tempo, educar e divertir, desenvolvendo as capacidades físicas e mentais, ainda agregando valores ao cotidiano das crianças. Também pretende proporcionar a estas crianças, todos os benefícios que a pratica do tênis de mesa possui, entre tantas, pode-se destacar que melhora a circulação sangüínea, a velocidade de raciocínio e a habilidade, ainda melhora a coordenação motora, os reflexos e a visão, exercitando a musculatura do glóbulo ocular e sendo ótimo para queimar calorias. Além disso em uma partida não existe choque físico, evitando traumas e brigas. O tênis de mesa é considerado um dos esportes que mais utiliza o cérebro, ensinando a vencer, perder e a lutar, além de desenvolver a disciplina e a concentração, o que pode ser aplicado nos estudos em geral.
Os professores que vem desenvolvendo o projeto nas escolas do município são Bernardo Rodrigues, Tiago Souza e André Deister, mas o projeto ainda conta com o trabalho da fisioterapeuta Ana Paula Sá, responsável pela recuperação e principalmente a prevenção de lesões nas atividades desenvolvidas.
Segundo o coordenador e idealizador do Projeto, o técnico Daniel Ramos, embora os resultados alcançados até o momento estão indo além das expectativas, a capacitação dos profissionais envolvidos no projeto é uma prioridade. "To muito feliz com os resultados que o projeto esta alcançando neste pouco tempo e principalmente com o excelente trabalho desenvolvido pelos professores que estão comandando as atividades, mas nosso objetivo é obter uma evolução constante não só com os alunos nas aulas, mas também com a capacitação dos nossos profissionais, sendo que já nos próximos dias estaremos realizando na cidade um curso para capacitação não só para os nossos profissionais, mas também para os professores de educação física da rede municipal de ensino", anunciou o treinador.
O curso de capacitação para os professores de Petrópolis será ministrado por ninguém menos que o técnico paulista Nelson Machado, um dos maiores nomes do tênis de mesa brasileiro e técnico Expert da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), a "FIFA" do tênis de mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário