terça-feira, 3 de julho de 2012

ABERTURA DE GALA NESTA SEXTA-FEIRA NA CATEDRAL SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA DO 12º FESTIVAL DE INVERNO DA DELL’ARTE



A Abertura de Gala do 12º Festival de Inverno Dell’Arte será realizada nesta sexta-feira, dia 6 de julho, às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara com as imperdíveis apresentações dojovem premiado organista alemão Christian Schmitt e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis,sob a regência do Maestro Marco Aurélio LischtTodos juntos, interpretarão obras de Liszt, Bach, Brahms, entre outros clássicos.
Christian Schmitt realizou os estudos no Saarland College of Music, no Conservatório de Boston e no Frankfurt College of Music. Foi contemplado com Bolsas de Estudo da Study Foundation of the German Peoplethe German Music Life Foundation e do Conservatório de Boston.

Schmitt recebeu o segundo prêmio na décima edição do Concurso Internacional de Órgão "'Dom zu Speyer' (1997) e Primeiro lugar e Prêmio do Público no Concurso Internacional Bach realizado em Wiesbaden no ano de 1999, além de outras importantes premiações.

O mucisista se apresenta com freqüência como solista e recitalista em importantes salas de concerto e igrejas da Europa, Ásia e America do Norte. É professor do Saar College of Music e realiza Master Classes em diversas partes do mundo. Sua discografia inclui cerca de vinte CDs gravados como solista de orquestra e como organista solo.

Fundado pelo frei alemão Leto Bienias, em 15 de agosto de 1942, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) é o coro de meninos mais antigo do Brasil. Com quase 70 anos de existência, o instituto foi fundado sob bases filantrópicas, tem prestígio internacional e é ponto de referência em intercâmbios culturais e turismo pedagógico.

Neste ano foi convidado para participar da cerimônia de encerramento do Projeto "+ Criança na Rio+20", que foi realizado no último dia da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável. Nesses quase 70 anos, milhares de Coralistas já passaram pelo Coral.

O repertório do Coral dos Canarinhos de Petrópolis conta com obras que vão desde o Canto Gregoriano até a música contemporânea, com relevância especial para a música sacra. Vem se apresentando com freqüência ao lado de importantes orquestras nacionais e sua discografia já contabiliza  dezesseis álbuns. Além das inúmeras viagens por todas as regiões do Brasil, o Coral tem em sua bagagem sete turnês internacionais (Europa, Estados Unidos e Venezuela) e quatro apresentações em cerimônias presididas pelo Papa. Atualmente  encontra-se  sob a direção artística e regência do Maestro Marco Aurélio Lischt.  

Marco Aurélio Lischt nasceu em Petrópolis/RJ e iniciou a carreira musical ao ingressar no Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Formado em piano com o título Magna cum Laude pela Escola de Música da UFRJ, sob a orientação da professora Maria Yeda Caddah, obteve pela mesma universidade o prêmio Medalha de Prata em 1991.


Após os estudos de piano, obteve a graduação e título de Mestre em Música em órgão também na Escola de Música de UFRJ, na classe da professora Gertrud Mersiovsky. Após cinco anos de estada na Alemanha, no ano de 1998 formou-se no curso de Música Sacra na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst em Frankfurt/Main, tendo como cadeiras principais órgão e regência, respectivamente sob as orientações de Daniel Roth (Paris) e Winfried Toll (Freiburg).


A Catedral São Pedro de Alcântara fica localizada à Rua São Pedro de Alcântara 60 – Centro. A entrada é franca mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha da solidariedade promovida pela Dell’Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário