quinta-feira, 12 de julho de 2012

ORQUESTRA SINFONICA MARIUCCIA IACOVINO NO PALÁCIO DE CRISTAL NO ENCERRAMENTO DO 12º FESTIVAL DE INVERNO DELL’ARTE




Domingo, dia 15 de julho, às 16h, o Palácio de Cristal será palco do encerramento do 12º Festival de Inverno Dell’Arte. A atração principal é a Orquestra Sinfonica Mariuccia Iacovino. 

Em 2008, Mariuccia Iacovino, conhecida como a grande "Dama do violino", assistiu por acaso um reportagem sobre a orquestra onde apareciam crianças chorando e declaravam ser o dia mais triste de suas vidas, pois, a orquestra da qual pertenciam, iria acabar por falta de verba e apoio. Mariuccia Iacovino pediu a sua filha Myrian Dauelsberg que tentasse salvar a orquestra. Pouco dias depois, a dama do violino morreu e Myrian procurou Jony William. Entusiasmada com o que viu, Myrian colocou o projeto como uma das prioridades da Dell´Arte que, além dos grandes eventos internacionais que organiza, sempre apoiou jovens talentos brasileiros no inicio de suas carreiras. Conseguiu-se para a Orquestra dos jovens um patrocínio da Eletrobrás e mais recentemente da EBX. 

A Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino, de Campos, Estado do Rio de Janeiro, é composta por 92 jovens músicos. O grupo integra a ONG Orquestrando a Vida, que envolve 1500 crianças e adolescentes de baixa renda que estudam música clássica participando de vários corais, bandas e orquestras.

Este projeto é inspirado na ideia venezuelana bem-sucedida denominada “Orquestras Juvenis e Infantis” intitulada “El Sistema” (Fundacion Simón Bolívar). O intercambio entre a Orquestrando a Vida e o “El Sistema” da Venezuela existe desde 1996 e promove a vinda regular de professores de música venezuelanos e a ida de professores brasileiros à Venezuela (www.fesnojiv.gob.ve).

A Orquestra fez sua primeira e inesperada turnê nos Estados Unidos, incluindo o Carnegie Hall, em Nova York , um dos mais célebres teatros do mundo em novembro de 2011.

O projeto é dirigido pelo premiado maestro Jony William, que dedica-se - há mais de 20 anos - ao trabalho de incentivo e formação à música clássica no estado do Rio de Janeiro. Através desta iniciativa, obteve os prêmios Cultura Nota 10 e Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2011 na categoria música clássica.

O Palácio de Cristal fica localizado à Rua Alfredo Pachá, s/nº - Centro. O evento tem entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. A programação completa do Festival pode ser conferida no site www.fipet.com.br.

Como surgiu a ONG?

Através de um sonho do grande e importante Maestro David Machado, há 15 anos a cidade de Campos recebeu a primeira delegação venezuelana de professores de música e maestros com o objetivo de implantar no Brasil o bem-sucedido projeto de Orquestras Juvenis e Infantis denominado “El Sistema” (Fundacion Simón Bolívar). Este encontro deu origem à ONG Orquestrando a Vida que utiliza a música clássica como meio de educação, envolvendo 1.180 crianças e adolescentes, beneficiando indiretamente os cerca de 10.000 familiares. Contando com uma equipe de dezenas de maestros, professores, monitores e pedagogos, a ONG Orquestrando a Vida possui seis orquestras sinfônicas, bandas e corais (www.orquestrandoavida.com.br). A Orquestrando a Vida é considerada um dos melhores e maiores núcleos do sistema venezuelano”. Atualmente, existem mais de 2000 crianças e jovens que aguardam uma vaga para serem atendidas no seu núcleo de Orquestras.

Consultem os sites:

12 º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte
6 a 15 de julho de 2012
SERVIÇO
15 de julho, domingo
16h – Palácio de Cristal
Encerramento do 12º Festival de Inverno de Petropolis
Orquestra Sinfonica Mariuccia Iacovino
Entrada Franca mediante 1kg de alimento não-perecível.

Mais informações no site: www.fipet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário