sexta-feira, 23 de novembro de 2012

festival Back2Black vai agitar o Rio de Janeiro

O festival Back2Black (B2B)  pomote agitar o Rio de Janeiro neste final de semana, segundo matéria do G1. O espetáculo volta à Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, nestas sexta (23), sábado (24) e domingo (25), com um vasto cardápio de debates, conferências e música. A lista de shows inclui Missy Elliot, Santigold, Nneka, Fatoumata Diawara, Hugh Masekela, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Martinho da Vila e Emicida , entre outras atrações nacionais e internacionais.

Quase quatro meses depois de uma escala em Londres, onde foi realizada sua primeira versão internacional, o festival Back2Black (B2B) volta à Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, nestas sexta (23), sábado (24) e domingo (25), com um vasto cardápio de debates, conferências e música.

A lista de shows inclui Missy Elliot, Santigold, Nneka, Fatoumata Diawara, Hugh Masekela, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Martinho da Vila e Emicida , entre outras atrações nacionais e internacionais.

O destaque do primeiro dia fica por conta da cantora e atriz norte-americana Lauryn Hill. Com sete prêmios Grammy e mais de 20 milhões de discos vendidos no currículo, Hill volta a se apresentar no Brasil depois de dois anos.

“A temática é a mesma em todos os festivais. A gente quer construir e fortalecer esse intercâmbio entre a África e o Brasil através da música e da arte, apresentando a produção musical africana contemporânea para o público carioca", disse Connie Lopes, diretora geral do festival, ao G1.

A cantora Lauryn Hill, destaqiue do primeiro dia do festival (Foto: Divulgação)
A cantora Lauryn Hill, destaqiue do primeiro dia do
festival (Foto: Divulgação)

A principal novidade desta quarta edição fica por conta da estrutura. Os três palcos dos anos anteriores dão lugar a dois palcos mais amplos e com capacidade para receber uma quantidade maior de pessoas.

Mas nem só de música é composta a programação do Back2Black. Quatro debates, com curadoria do escritor angolano José Eduardo Agualusa, também serão realizados no auditório da estação ferroviária desativada, nos dois últimos dias de evento. As escritoras Paulina Chiziane (Moçambique), Karla Suarez (Cuba) e Ana Maria Gonçalves (Brasil) inauguram a série de conferências, nesta sexta, com a discussão sobre o lugar da mulher na literatura e nas sociedades africana, cubana e brasileira. A moderação é da jornalista Paula Cesarino Costa.

"Queremos também mostrar a cultura negra brasileira para a artistas negros da África e de Cuba, que estarão no evento” acrescenta Connie Lopes.

O festival Back2Black é promovido pela Globo Rio, com patrocínio da Petrobras, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

BACK2BLACK
Quando: sexta (23), sábado (24) e domingo (25)
Onde: Estação Leopoldina - Avenida Francisco Bicalho, S/N, Santo Cristo
Quanto: entre R$ 60 (1º lote, meia entrada individual para um dia) e R$ 370 (2º lote, inteira, combo para os três dias).
Ingressos: por meio do site da Ingresso Rápido, do call center 4003-1212 ou dos pontos de venda oficiais
Informações: www.back2black.com.br

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio no Twitter e por RSS.
 

Um comentário:

  1. Olá , seu blog é muito bom,
    e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é:
    António Batalha, e quero deixar-lhe um convite,
    se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no
    blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante.
    Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.
    Deixo-lhe a minha bênção.

    ResponderExcluir