quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Poeira na Pomba vai “levantar poeira” no Carnaval 2012


Bloco que arrasta uma verdadeira multidão no bairro Itamarati promete muita alegria e união de vários outros blocos em seu trio-elétrico

Camisa do Poeira para o Carnaval 2012


Carnaval de 2010 - Mais de seis mil foliões atrás do trio-elétrico do Poeira


O mais animado bloco de embalo de Petrópolis, o Poeira na Pomba, já está com tudo pronto para o Carnaval 2012. Segundo um de seus diretores, Iran Ferreira,  o “Poeira” conseguiu autorização da Fundação de Cultura e Turismo para desfilar com seu tradicional trio-elétrico, que será posicionado no Itamarati de forma a permitir a passagem de ambulâncias para a UPA de Cascatinha, caso seja necessário.

“ O foliões do Poeira estavam preocupados com a possibilidade o bloco descer este ano sem seu tradicional trio-elétrico por causa da UPA de Cascatinha. Sabemos que não podemos atrapalhar o atendimento médico da comunidade e já estávamos até buscando a alternativa de levar o bloco para dentro do Clube Palmeira,  mas tudo ficou bem acertado com a Fundação de Cultura e Turismo. Vamos descer o Quissamã e posicionar o trio de forma a não atrapalhar a passagem de ambulâncias, caso seja preciso. O bloco vai desfilar com todo o apoio da Guarda Municipal, agentes de trânsito e Polícia Militar, como acontece em todos os anos. Os foliões poderão pular, dançar e cantar das 21 horas de sexta-feira, quando o bloco começa  a descer em direção ao Itamarati,  até as duas horas da manhã de sábado de Carnaval. Depois disso, vamos desligar o som para que tanto moradores, quanto os comerciantes possam descasar e se preparar para os próximos dias de folia”, explicou Iran. 





O bloco mandou confeccionar 700 camisas para o desfile deste ano e cerca de 80% delas já foram vendidas, principalmente devido à forte divulgação feita pelos foliões através das redes sociais. “ Todos os anos mandamos confeccionar mil camisetas ou abadas. Este ano optamos por 700, já que no ano passado nós não desfilamos e muita gente já possui a camisa antiga. Como não sabíamos se poderíamos sair com nosso trio ate o início de janeiro, optamos por não buscar patrocínios para não comprometer nossos parceiros e estamos arcando com todos os custos apenas com a venda das camisas. Temos foliões tradicionais e muita gente nova está nos procurando querendo  participar da festa. A animação é grande, principalmente porque não tivemos Carnaval no ano passado”, completou.

Uma novidade no desfile deste ano será o encontro dos blocos. O Poeira na Pomba está fazendo uma grande convite, através da imprensa e internet, para os demais blocos de embalo da cidade. A idéia é que integrantes dos blocos se encontrem no Poeira e convidem os foliões para seus desfiles. “ Estamos chamando o pessoal do Parada Obrigatória, do Vai Quem Quer, do Finin d´Tu, do Vai dá Merda, do Pepeca da Serra,  e de todos os demais blocos, antigos e novos, e de todos os bairros da cidade, para participar de nosso desfile. Queremos fazer uma grande confraternização de blocos, mostrar a animação de todos eles. Além disso, seus integrantes poderão aproveitar o momento para um chamamento para seus desfiles de cima do trio-elétrico. Muita gente não sabe o dia e horário dos desfiles dos blocos de embalo na cidade. Apostamos na união e parceria dos blocos, pois são eles que fazem a verdadeira alegria dos foliões em todos os Carnavais. A festa nas ruas é sempre garantida”, frisou Iran Ferreira.





O bloco Poeira na Pomba desfila no próximo dia 17 de fevereiro (sexta-feira), véspera de Carnaval. A concentração será a partir das 19 horas, em frente ao posto de gasolina e da Padaria Fular, que já está com seu estoque de bebidas preparado para "abastecer" os foliões do "Poeira".


HISTÓRIA DO BLOCO
O Bloco Poeira na Pomba foi criado em 2005 por um grupo de amigos do bairro Itamarati, em Petrópolis, que adora brincar o Carnaval, mas que geralmente viaja no sábado da folia de Momo.  Foi daí que surgiu a idéia do bloco desfilar na sexta-feira. No primeiro ano, o bloco saiu com cerca de 30 integrantes, apenas uma brincadeira de amigos  mas, com o passar dos anos,  o bloco acabou se consolidando como um dos principais da cidade.

Em 2010, o “Poeira”, como o bloco ficou carinhosamente conhecido em Petrópolis,  arrastou uma multidão de mais de seis mil foliões -   80% com a camisa do bloco - ,segundo dados da Polícia Militar, e com seu tradicional trio-elétrico, promovendo uma dos desfiles mais animados e concorridos daquele Carnaval.

A verdadeira multidão que aderiu à alegria do Poeira na Pomba e que tomou conta do bairro Itamarati, considerado um dos mais animados do Carnaval de Petrópolis (é lá que acontece também o famoso Banho à Fantasia, que reúne cerca de 20 mil pessoas nos domingos de Carnaval há mais de 30 anos) provou que o bloco conquistou a simpatia de milhares de foliões da cidade.
.



Devido a tragédia provocada pelas chuvas em toda a região Serrana, em 2011 o bloco não desfilou pelas ruas do Itamarati. Sua diretoria vestiu a camisa do bloco na sexta-feira, véspera de Carnaval (o dia oficial de desfiles do Poeira)  e promoveu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas daquele ano, com a participação de moradores e comerciantes do bairro. 
Os foliões do “Poeira” prometem extravasar a alegria que ficou presa na garganta e nos corações de todos os petropolitanos em 2011  neste Carnaval de 2012. A folia já começou!!!!

SERVIÇO:
Desfile: dia 17 de fevereiro, às 21 horas, com trio-elétrico.
Concentração: 19h (em frente ao posto de Gasolina do bairro Quissamã)
Horário da folia: de 21h de sexta às 2h de sábado de Carnaval
Camisas: R$ 20 (tamanhos P, M. G. GG e ExtraG)
Contatos: Iran (24 -93952702) Andreia (24-8815-2809),  Rita (24-9261-0497) e 
Cynthia (24 – 8809-2982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário