quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Concer vai fechar descida da Serra na noite de sábado


Operação vai usar dois guindastes para retirar viga de 40 toneladas que ia para o Maracanã
A descida da Serra de Petrópolis será totalmente interditada na madrugada de sábado para domingo (de 4 para 5 de agosto) para uma operação de retirada de uma viga metálica que caiu na pista em conseqüência do acidente com uma carreta no último dia 27. A interdição total desse trecho da BR-040 ocorrerá a partir de meia noite, podendo se estender por sete horas ou mais. A viga caiu na entrada do Túnel do Ouriço e está sobre a mureta de proteção do viaduto, na altura do km 85, na pista sentido Rio de Janeiro.
A interdição vai acontecer a partir do acesso próximo a Rodoviário de Petrópolis, no Bingen. Folhetos com informações sobre o fechamento já estão sendo distribuídos nas praças de pedágio.
Para retirar a peça da pista, a Concer executará uma operação complexa. A viga tem 40 toneladas e mede 14 metros de comprimento, o que exigirá o uso de guindastes de grande capacidade, já contratados para o serviço.                                                                                                                                               O local onde a viga tombou da carreta, entre um viaduto e a entrada de um túnel em curva, aumenta a complexidade da operação. Um engenheiro especialista em cálculo estrutural de pontes e viadutos também foi contratado para prestar assessoria técnica à operação. Ele vistoriou o trecho e fez um sobrevoo no entorno do viaduto no último fim de semana. A chance de um abalo na estrutura não está descartada, mas as chances seriam muito pequenas.
A viga metálica, que seria destinada à obra do Maracanã, foi fabricada em Minas Gerais e estava sendo transportada pela empresa Irga. No acidente da última sexta-feira, a carreta capotou dentro do túnel. O motorista alegou na ocasião que o veículo perdeu o freio. O trecho do viaduto e na entrada do túnel permanece em meia pista e sinalizado.
Condições climáticas adversas podem causar o adiamento da operação. A Concer recomenda que o usuário evite o trecho da descida da serra na madrugada de domingo e que entre em contato com a central de atendimento da Concessionária pelo 0800-282-0040 (ou 0800-281-0041, para portadores de deficiência auditiva e de fala) para saber as condições atualizadas de trânsito da rodovia. A Concessionária também recomenda aos motoristas de veículos de carga e empresas transportadoras que façam inspeções preventivas nos caminhões e carretas antes do início das viagens, dando atenção ainda ao limite de peso da carga.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário