quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ESTADO DO RIO DE JANEIRO GANHA MAIS DE 78 MIL NOVAS EMPRESAS


No primeiro semestre deste ano, foi registrado aumento de 5,3% na formalização de negócios


O ambiente de negócio favorável do Estado do Rio de Janeiro garantiu a abertura de 78.757 novas empresas no primeiro semestre deste ano. Segundo a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), o número de empreendimentos cresceu 5,3%, se comparado ao mesmo período de 2011, quando foram registrados 74.754 negócios.

O comerciante Gideão Mello dos Santos, de 71 anos, foi um dos empreendedores que aproveitaram o bom momento econômico do estado fluminense para abrir seu negócio há oito meses. Dono da padaria e mercadinho Pão da Vida, em Vila Valqueire, na Zona Oeste, Gideão pretende ampliar o comércio, e assegurar a geração de emprego e renda no bairro onde mora.

- O Rio de Janeiro se tornou uma ótima cidade para investir, e não podia perder a chance. Depois de anos esperando o momento perfeito, decidi abrir o meu comércio, que atende hoje 600 pessoas da região.Outro detalhe que me estimulou, foi a rapidez na hora de legalizar a padaria. Levei pouco mais de um mês - afirmou o pequeno empreendedor.

De acordo com o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque, outro ponto positivo para a abertura de empresas foi a criação do Registro Mercantil Integrado (Regin) para desburocratizar, agilizar e dar transparência no trâmite dos processos. Hoje, através do site www.jucerja.rj.gov.br, empresários podem ter seus negócios formalizados em até 48 horas.

- O uso do Regin para constituição de novas empresas, o novo formato de constituição de empresa limitada com um sócio apenas e a obrigatoriedade do requerimento eletrônico para abrir uma empresa também favoreceram ao quadro de crescimento - disse o presidente.

Comércio de roupas está no topo da lista


O segmento que mais se destacou foi o comércio de roupas e acessórios, com 9.043 novos estabelecimentos. A Junta, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também registrou a formalização de 4.892 salões de beleza, de 4.653 comércios de cosméticos e higiene pessoal, de 4.352 negócios voltados para tratamento de beleza e de 4.039 lanchonetes, casas de chá e sucos.

A Região Metropolitana é a mais escolhida pelos empreendedores para instalação de seus negócios. Na cidade do Rio de Janeiro, a lista de novas empresas já contabiliza 32.128. Os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói receberam neste primeiro semestre 4.462, 3.915, 3.200 e 2.393 empreendimentos, respectivamente.

Fonte: Ascom/ Governo do Estado
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário