sábado, 10 de dezembro de 2011

Eleição do prefeito de Teresópolis será em 5 de fevereiro, define TRE


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) definiu o dia 5 de fevereiro de 2012 para os moradores de Teresópolis, na região serrana do Estado, elegerem seu prefeito. O calendário da eleição suplementar e as regras foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado. O candidato que for eleito assumirá o cargo até o fim do ano, já que, em outubro, haverá eleições municipais em todo o País.
A eleição suplementar do município foi marcada devido à dupla vacância no cargo de prefeito. No início de agosto, Jorge Mário Sedlaceck foi afastado por 90 dias pela Câmara dos Vereadores após se envolver em uma série de denúncias de desvio de verbas públicas destinadas à reconstrução da cidade, devastada pelas fortes chuvas que devastaram a região serrana do Rio em janeiro deste ano. O vice-prefeito Roberto Pinto assumiu o cargo, mas morreu vítima de infarto apenas dois dias depois. No dia 1º de novembro, Sedlaceck teve o mandato definitivamente cassado.
De acordo com nota divulgada pelo TRE-RJ a votação para o novo prefeito será direta, "uma vez que a Lei Orgânica do Teresópolis é omissa sobre a escolha ser direta ou indireta, quando a indicação do prefeito seria feita pelo voto apenas dos vereadores". Os partidos políticos deverão promover convenções internas para a escolha dos candidatos entre os dias 19 e 25 de dezembro.
O calendário estabelece ainda que poderão votar eleitores que se alistaram ou transferiram seus títulos eleitorais até o dia 7 de setembro deste ano. O prazo para requerer a segunda via do título eleitoral termina no dia 26 de janeiro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão se estenderá até o dia 2 de fevereiro.


Postar um comen

Nenhum comentário:

Postar um comentário