sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Grande Hotel Petrópolis reabre suas portas

Inaugurado em 1930 e  fechado durante os últimos 40 anos, o mais famoso hotel do Centro Histórico reabre suas portas preservando a memória da cidade e apostando em ambientes modernos e confortáveis.

O Grande Hotel Petrópolis possui 67 suites e foi projetado com instalações modernas e ambientais.


Considerado o prédio mais famoso do Centro Histórico depois do Museu Imperial, o Grande Hotel Petrópolis reabriu suas portas na noite da última quinta-feira (15), depois de passar por quatro anos e meio de obras, trazendo de volta ao setor turístico de Petrópolis o glamour do primeiro imóvel da cidade - construído na década de 30 - dotado de elevador, que já abrigou um cassino e na década de 40 e 50 disputava a preferência dos clientes com o Hotel Quitandinha.
A solenidade de inauguração reuniu cerca de 400 pessoas  e foi marcada pela emoção da família Ghidini, proprietária do hotel,  que investiu pesado – os valores não foram divulgados -  na restauração do prédio histórico,   através da  A.A.S. Empreendimentos Imobiliários Ltda., com o objetivo não só de reativar turisticamente esse prédio histórico, mas também de realizar o sonho de seu patriarca, o empresário Antônio Augusto da Silva, talvez um dos maiores empreendedores do município. (Entre as décadas de 60, 70 e 80, Antônio da Silva construiu um verdadeiro “império” em Petrópolis, entre estabelecimentos comerciais e imóveis.)
“Gostaríamos de agradecer a todos que de forma direta ou indireta participaram da reforma e restauração deste hotel, tão importante para nossa família, como para a cidade de Petrópolis. Estamos realizando o sonho de meu pai, que infelizmente morreu antes de assinar o contrato de compra deste imóvel. Ele, como a maioria dos petropolitanos, passava pela porta do Grande Hotel e se perguntava: como é possível um prédio como este ficar fechado por décadas? As negociações para compra deste imóvel foi a realização de uma antigo sonho de meu pai de se tornar um empresário do ramo hoteleiro. Hoje estamos, eu e meus irmãos,  realizando esse sonho de meu pai e esperando que, a exemplo do que acontecia nas décadas de 30, 40 e 50, os turistas e os próprios  petropolitanos voltem a aproveitar a gastronomia, o clima  e o charme de nossa cidade, de preferência se hospedando no Grande Hotel Petrópolis. Agradeço a todos pela presença e por compartilharem conosco esse dia de tanta alegria para toda minha família”, disse Denise Ghidini, que junto com sua irmã Cleise também contou a história do imóvel aos presentes.
Os irmãos Ghidini, proprietários do Grande Hotel Petrópolis: realização do sonho do patriarca da família.


O evento contou com as presenças de todos os proprietários do novo Grande Hotel Petrópolis -  os irmãos Cleise,  Denise, Cirilo, Denis e Patrícia Ghidini -;  do secretário de Governo do município, Charles Rossi (representando o prefeito Paulo Mustrangi), do presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Bruno Wanderley; do ex-prefeito do município Rubens Bomtempo; do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior; do diretor-presidente do Grupo Tribuna, o príncipe Francisco de Orleans e Bragança; de diretores da Ge Eletric e Ge Celma; além de empresários, comerciantes, médicos, políticos; além de representantes do trade turístico do município.
O Grande Hotel Petrópolis  foi reinaugurado 81 anos após sua inauguração – 14 de dezembro de 1930 -  e depois de ficar 40 anos fechado. O prédio conta com 67 modernos apartamentos (sete suítes com salas e seis suites com minicozinha e sala),  distribuídos em cinco andares e três categorias: Superior, Luxo e Super Luxo, todas inteiramente equipadas com todo o conforto desse nosso mundo moderno.

Visão empreendedora dos Ghidini
O empreendimento vai funcionar sem bandeira e , neste início de trabalhos, gerar 40 empregos diretos e mais dezenas100 indiretos. Todo o pessoal contratado passou por treinamento especial e muitos deles são bilíngües para atender aos turistas de todas as nacionalidades que se hospedam em Petrópolis.
O objetivo da A.A.S. Empreendimentos Imobiliários foi trazer para Petrópolis uma nova visão de empreendedorismo: a de hotel business e de hotel boutique, com atendimento segmentado de acordo com o período do ano. “ Não temos o objetivo de ser cinco estrelas. Queremos atender o setor business, mas também idosos, famílias com crianças, turistas de finais de semana e turistas que passam pela cidade durante nossas festas. Estamos prontos para atender a todos”, contou a Gerente Geral do hotel, Marta Cerqueira.
Para alcançar seu objetivo, todo o Grande Hotel teve seus apartamentos montados com ar condicionado quente e frio, secador de cabelo, cama king size, espelho de corpo inteiro, internet banda larga, janelas anti-ruído, box blindex, tv à cabo com monitor LCD, piso frio, cofre eletrônico. Além disso,  é o único hotel da região com quatro apartamentos adaptados para  portadores de necessidades especiais.
O espaço de eventos – Business Center – tem capacidade para 70 pessoas e conta com salas confortáveis, flexibilidade para diversos tipos de montagens e recursos tecnológicos. São duas salas com diferentes dimensões para atender a diversas opções de eventos sociais ou corporativos, com foco nos detalhes e serviços customizados.
O hotel conta também com sauna, academia completa e com um restaurante que atenderá também os não hóspedes mediante reserva. À frente da gastronomia do hotel o casal de chefs Pedro e Mariella Gallo, uruguaios que vivem em Petrópolis há 30 anos, e que por 17 anos comandaram o tradicional restaurante Las Delícias.
Os funcionários da portaria, como atendentes e manobristas, usam vestuário semelhante aos das décadas de 30 e 40. Logo que atravessam as portas do hotel, os clientes têm uma visão da junção de todo o passado do Grande Hotel com a tecnologia e modernidade deste século 21. “ Nossa idéia é justamente esta. Unir a história deste magnífico hotel com o todas as possibilidades modernas de atendimento aos clientes. Todo o projeto ficou magnífico”, contou Cleide Ghidini.
Os preços das diárias vão variar entre R$ 240,00 e R$ 680,00. Apesar de não contar com estacionamento próprio, a baia que existe em frente ao prédio servirá para a passagem de hóspedes, cargas e descargas rápidas. Manobristas foram contratados e uma parceria já foi firmada com um estacionamento que funciona no Centro Histórico, bem próximo ao hotel para atender a todos os clientes.
O Grande Hotel Petrópolis vai reforçar a rede da cidade (que já conta com 4,5 mil leitos) em um momento onde estão programados grandes eventos  no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que devem atrair muitos turistas , jornalistas e delegações à Cidade Imperial.


Texto: Andreia Constâncio
Fotos: Bruno Wanderley e Evaldo Macedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário