segunda-feira, 25 de junho de 2012

FESTIVAIS PROMETEM AQUECER O INVERNO EM PETRÓPOLIS

Gastronomia, cultura e muito mais são os pontos fortes da cidade serrana no período
de julho a setembro de 2012

Com o início do Inverno, a cidade de Petrópolis entra em alta temporada. Nesta época do ano, é possível desfrutar de grande quantidade de atrações na cidade que remetem à colonização, gastronomia, cultura erudita e popular, deixando as hospedagens da região bastante concorridas.

Com o friozinho característico, nada melhor do que se render aos prazeres da boa mesa encontrados no III Festival de Fondues, Racletes e Cremes que acontece de 15 de junho até 15 de agosto. Minestrone (caldo italiano de carne com legumes), raclette montagnarde (tipo de queijo que, após ser aquecido, é raspado sobre o prato desejado, geralmente com batatas, frios e ,um bom vinho) e os tradicionais fondues de queijo, carne e chocolate são algumas das iguarias oferecidas neste evento, promovido pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que conta com a participação de 18 restaurantes, hotéis e bistrôs da cidade.

A partir do dia 28 de junho, começa a Bauernfest – Festa do Colono Alemão. Em 2012, o segundo maior evento do Brasil e o maior da região sudeste em sua categoria chega a sua 23ª edição com comidas típicas, grupos folclóricos e desfiles temáticos até o dia 08 de julho. Com expectativa de atrair, neste ano, mais de 200 mil pessoas, a Bauernfest deve movimentar na economia da cidade, direta e indiretamente, cerca de R$ 30 milhões, nos 11 dias de festa.

Nesta época, a cidade que já é conhecida pelo grande número de corais, grupos teatrais, atores, músicos, artistas plásticos e escritores, fervilha com a chegada dos Festivais de Inverno. A 12ª edição do Festival de Inverno da Dell`Arte leva para a região, de 06 a 15 de julho, grandes expoentes brasileiros e estrangeiros da música clássica e barroca, ópera, jazz, mpb, corais, teatro, palestras, programação infantil, cinema, balé, além de jovens e promissores talentos, com ênfase na música clássica. Muitos com entrada franca, mediante a entrega de 1KG de alimento não perecível.

Outro festival muito aguardado neste período é o do SESC-Quitandinha, realizado simultaneamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Entre 06 e 29 de Julho, várias atrações locais e nacionais se apresentam em muitos espaços da cidade.
E para encerrar o inverno em alto estilo, dando as boas vindas para a chegada da primavera, de 06 a 23 de setembro, vários restaurantes da cidade oferecem os melhores vinhos com preços promocionais no IV Serra Wine Week. Cada restaurante terá uma programação com degustações, palestras e jantares harmonizados, mas a carta de vinhos e os preços são únicos para todos os participantes. Neste, como em todos os anos, o Serra Wine Week também terá parte da renda revertida a entidades beneficentes.
Para maiores informações, acesse www.pcvb.com.br ou fctp.petropolis.rj.gov.br.Também é possível ligar para o  disque turismo no número 0800-0241516.
Não faltam motivos para saborear a estação em Petrópolis.

divulgação: Luciane Fortunatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário