Um dos maiores violonistas brasileiros poderá ser visto gratuitamente em Petrópolis. No dia 05 de novembro, Dia Nacional da Cultura, a Sociedade de Amigos do Museu Imperial (SAMI) oferecerá ao público um concerto de Turíbio dos Santos. O evento também marca a comemoração dos 20 anos de criação da SAMI.
Os ingressos são gratuitos e limitados, podendo ser retirados na bilheteria do Museu de 26 de outubro até o dia do evento. O concerto ocorrerá às 19h, no Cine Teatro Museu Imperial.
Considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade, Turíbio dos Santos já percorreu o mundo diversas vezes, com críticas brilhantes nos principais centros musicais. Com 65 discos gravados, já dividiu o palco com grandes celebridades musicais e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne e Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras.
Foi ainda criador das Escolas de Música da UFRJ e da Unirio e da Orquestra Brasileira de Violões, diretor da Sala Cecília Meireles e do Museu Villa-Lobos, ambos no Rio de Janeiro, e membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO. Em 1999 regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, para uma série de 5 CDs em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Sociedade de Amigos do Museu Imperial
Em 2011, a Sociedade de Amigos do Museu Imperial (SAMI) completa os 20 anos de sua fundação. Atualmente, a entidade conta com cerca de 180 associados, cujas contribuições são aplicadas em projetos, atividades, aquisição de material e contratação de serviços no Museu.
Segundo o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, a SAMI tem desempenhado um papel fundamental no apoio às atividades propostas pelo Museu Imperial. “Com a SAMI, o Museu ampliou o leque de serviços oferecidos à sociedade, aproximando, ainda mais, o acervo histórico e artístico preservado na residência do imperador d. Pedro II com o público brasileiro e estrangeiro”.
Além de contribuir para que o Museu Imperial continue prestando serviços de qualidade ao seu público e sendo motivo de orgulho para o país, os associados contam com vantagens, como entrada gratuita em eventos e exposições, reserva de ingressos e lugares para os programas especiais, recebimento do calendário mensal das atividades e desconto na loja do Museu, além de eventos exclusivos.
Para se tornar um associado, basta preencher o formulário na página http://www.museuimperial.gov.br/portal/sami. A contribuição é de R$ 180,00 por ano.
Há ainda a possibilidade de se associar em outras duas categorias: benemérito e mantenedor. No primeiro caso, o valor da contribuição anual é de, no mínimo, R$ 5.000, e, além das vantagens dos associados, o membro terá direito a catálogos gratuitos das exposições e coleções e reserva de lugares especiais nos eventos, com direito a convidados.
Já a categoria de mantenedor é voltada para empresas e organizações que desejem contribuir para a manutenção anual das atividades do Museu. Nesse caso, os membros terão benefícios como inclusão da logomarca em todos os folhetos e publicações da SAMI e possibilidade de aluguel de espaços para eventos e recepções a preços reduzidos.
SERVIÇO
Concerto de Turíbio dos Santos
Comemoração dos 20 anos da Sociedade de Amigos do Museu Imperial e do Dia Nacional da Cultura
Data: 05 de novembro de 2011 – 19h
Local: Cine Teatro Museu Imperial – entrada pelo Bosque do Imperador, Centro, Petrópolis
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria do Museu Imperial
Nenhum comentário:
Postar um comentário