Maior evento de música e entretenimento do mundo confirma patrocinadores já fechados para a edição de 2013 do evento
Após quase 100 horas de diversão ao longo de sete dias, o público que já começava a se sentir órfão do Rock in Rio pode comemorar a confirmação de uma nova edição do maior festival de música e entretenimento do mundo – e o melhor, com data marcada. Em setembro de 2013, o Rock in Rio retorna ao Parque Olímpico Cidade do Rock, área de 150 mil m2 cedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro e que servirá como parque de lazer dos atletas durante os Jogos Olímpicos de 2016.
prévia da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) ao longo do primeiro fim de semana, com 89% do público presente no evento afirmando que retornaria em outras edições, já mostrava o sucesso do Rock in Rio. O comprometimento das marcas investidoras é outro dos indicadores. A organização confirma a edição de 2013 com seu patrocinador master já fechado: o Itaú, que pela segunda edição consecutiva investirá no festival. Além deste, quatro cotas de patrocinadores também já estão garantidas: Heineken, Trident, Club Social e Sky. A TV Globo mais uma vez será media partner, realizando toda a cobertura oficial do Rock in Rio. O prestígio alcançado pelo evento nos últimos anos é resultado de um modelo de comunicação que enxerga além do palco, com a preocupação de oferecer diversas oportunidades de negócios para as marcas ligadas ao evento; suporte profissional, pessoal e tecnológico aos artistas; conforto; serviços; e produtos para o público por preços justos, além do compromisso com as cidades-sede e desenvolvimento de ações concretas com foco social e ambiental.
O Rock in Rio 2013 será realizado em um momento promissor, às vésperas da Copa do Mundo de 2014. A organização do evento acredita que a edição contribuirá mais uma vez na avaliação e no aperfeiçoamento das condições logísticas e operacionais da cidade para a realização de grandes eventos. Até lá, aparelhagens públicas como o metrô e as BRTs já estarão funcionando, garantindo ainda mais infraestrutura.
Mais do que um festival de música, o Rock in Rio é um projeto de comunicação com forte apelo social, contribuindo para a geração de empregos, movimentando a economia, impulsionando o turismo e projetando de forma positiva a imagem da cidade onde é realizado para todos os cantos do planeta. A força de sua história e marca são claras. No total, são 10 edições já realizadas – Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e Espanha (2008 e 2010) – e cerca
de 6 milhões de espectadores, somando a edição de 2011. Em sua primeira edição, em 1985, o Rock in Rio impulsionou a indústria do show business no Brasil ao inserir o país na rota dos grandes astros internacionais, como Queen e AC/DC, e marcou a história da música ao abrir espaço para bandas que viriam a se tornar alguns dos mais celebrados nomes da rock brasileiro, como Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Em 2011, em seu retorno ao Rio de Janeiro após dez anos e amadurecido, carregando na bagagem a experiência adquirida com a realização de seis edições internacionais, o Rock in Rio, assim como fez em 1985, marca mais uma vez o país ao introduzir um conceito totalmente inovador de festival, um verdadeiro complexo de entretenimento que atende às preferências de diversos públicos. Em seis dias desta edição, 600 mil pessoas já assistiram e se emocionaram com as apresentações dos Palcos Mundo e Sunset e Eletrônica, se encantaram com as diversas manifestações artísticas na Rock Street e se divertiram nos brinquedos espalhados pela Cidade do Rock. Ainda são aguardadas mais 100 mil visitantes neste domingo, último dia do evento. Até a noite de sexta-feira (30), cerca de 24 mil pessoas já tinham passado pela Roda Gigante do Itaú e da Prefeitura, quase 21 mil pela Montanha Russa da Chilli Beans, em torno de 4 mil pela Tirolesa da Heineken e cerca de 7 mil pelo Free Fall do Bis. Segundo dados da Riotur, a estimativa de impacto econômico do Rock in Rio para a Cidade do Rio de Janeiro nesta edição de 2011 é de cerca de U$ 419 milhões. Das 700 mil pessoas que compraram ingressos para o Rock in Rio, 45% correpondem a turistas de fora do estado e 55% ao público do Rio de Janeiro (cariocas e região metropolitana). Nas redes sociais, os números do festival também impressionam. O Rock in Rio é hoje o maior festival de música e entretenimento do mundo nas redes, ultrapassando Coachella (EUA) e Glastonbury (Inglaterra). Até a manhã deste domingo (2), o impacto causado pelo Rock in Rio em mídias sociais atingiu 150 milhões de pessoas. No total são 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais do evento, 6,5 milhões de exibições de fotos e 4,5 milhões de visitantes únicos do início do festival até este domingo.
Antes de aterrissar mais uma vez no Rio de Janeiro, o Rock in Rio realizará duas outras edições em 2012 em Lisboa e Madri, nos meses de maio e junho, respectivamente. Há ainda a expectativa de que, além do Brasil, outro país da América Latina receba uma edição do Rock in Rio em 2013. Uma grande campanha internacional do Rock in Rio, com foco na América Latina foi realizada este ano no México, Argentina e Colômbia. A ação convocou o público a participar de uma votação para escolher o próximo país sede do evento. Na enquete realizada no site oficial do Rock in Rio, o México saiu na frente com 44,32% dos mais de 560 mil votos. A disputa foi acirrada. A Colômbia ficou logo atrás, por uma pequena diferença, com 44,2%. Já a Argentina teve 11,48%.
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