quarta-feira, 9 de maio de 2012

Biblioteca infantil do Museu Imperial oferece atividades educativas para escolas



 


Em maio, a biblioteca infantil do Museu Imperial/Ibram/MinC, Biblioteca Rocambole, realizará uma programação voltada para três datas comemorativas: Dia do Artista Plástico (08 de maio), Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio) e Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

No dia 18, às 14h, haverá tarde de autógrafos, conversa com a autora e contação de história do livro “Dudu da Breka”, de Cláudia Cotes. A obra é o primeiro título infantil em tinta e braile lançado pelo selo Fundação Dorina Nowill para Cegos. O uso de letras ampliadas, do texto em braile, de imagens divertidas e também reproduzidas em relevo, possibilita que crianças com e sem deficiência visual possam ler o mesmo livro, compartilhando a leitura de forma inclusiva.

O Dia Internacional de Museus também será comemorado nos dias 25 e 30 de maio, às 14h, com contação do livro “Aventuras da Memória”, de Patrícia Engel Secco. O livro apresenta o Museu da Memória, um lugar onde o passado e o presente se unem para tecer a nossa história, a história da nossa família, da nossa cidade, do nosso povo e de toda a humanidade. O objetivo é despertar o interesse das crianças para as grandes descobertas e desafios que os museus oferecem, além de conhecer melhor o que elas pensam sobre os museus. Após a leitura, haverá um momento de leitura espontânea, no qual as crianças terão acesso ao acervo da Biblioteca Rocambole.

No dia 24, às 14h30 será a vez da celebração do Dia do Artista Plástico, com hora do conto seguida de oficina criativa. A obra lida será “Van Gogh”, de Andrew Hughes, a partir do qual os alunos conhecerão episódios importantes da vida e obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Logo após, as crianças participarão de uma oficina de pintura de telas inspirada na obra do artista.

Para que os alunos conheçam mais sobre a história da escravidão no Brasil e sobre a Abolição, no dia 31 de maio, às 14h30, haverá contação de história com o livro “A história dos escravos”, de Isabel Lustosa. Mantendo a fidelidade aos fatos históricos, nesta narrativa infanto-juvenil a historiadora como era o Brasil dos escravos a partir da curiosidade do personagem Chico, um menino da cidade que, ao ficar hospedado na fazenda do avô, acaba aprendendo o que representou a escravidão na formação do Brasil e suas consequências na vida atual do país. O texto é apoiado por um rico material iconográfico da época e pelas ilustrações da artista gráfica Maria Eugenia.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados. As instituições interessadas podem realizar o agendamento junto ao setor de Educação do Museu Imperial, através do telefone (24) 2245-7735.

A Biblioteca Rocambole funciona de quarta a sexta-feira das 9h às 12h (leitura espontânea, consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades escolares agendadas). Seu acervo é composto de cerca de 400 obras, entre as quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas e DVDs.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário