sexta-feira, 4 de maio de 2012

LULA RECEBE TÍTULO HONORIS CAUSA DE CINCO UNIVERSIDADES FLUMINENSES

Presidenta Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral participaram da cerimônia no Rio


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e quatro universidades federais do estado - Unirio, UFRJ, UFRRJ e UFF - concederam nesta sexta-feira (4/5) o título de Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), e o prefeito Eduardo Paes participaram da cerimônia, realizada no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, centro da cidade.

Agraciado pelos presentes como o guerreiro do povo brasileiro, Lula recebeu os diplomas das mãos dos reitores Luiz Pedro San Gil, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Ricardo Vieiralves, da Uerj; Ricardo Motta Miranda, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Roberto Salles, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Carlos Levi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

San Gil afirmou que o nome de Lula foi unanimemente aprovado para o título por sua contribuição à educação. Ricardo Motta Miranda lembrou as dificuldades sofridas com o sucateamento das universidades, modernizadas durante o mandato do ex-presidente.
Ricardo Vieiralves lembrou que a Uerj foi a primeira universidade do Brasil a oferecer ensino noturno, permitindo que trabalhadores estudassem em uma instituição pública, e pioneira também no processo de reserva de vagas.

- O título de Honoris Causa se deve ao nosso compromisso com os trabalhadores, abertura da universidade aos movimentos sociais e ao reconhecimento público do grande estadista e homem público que seguiu uma trajetória ímpar na história, ajudando a reduzir as grandes desigualdades nacionais - enfatizou o reitor.


Em um discurso curto, o homenageado pediu desculpas pela falta de improviso - sua marca registrada -, já que ainda está em processo de recuperação após um câncer na laringe. E ressaltou que se sente ainda mais lisonjeado de ser agraciado por representantes do Rio de Janeiro, estado pelo qual nutre um carinho especial.

- É uma honra receber esses títulos e maior ainda por recebê-los juntos. O dia de hoje para mim será inesquecível porque são centros de excelência no ensino que os concedem. Vocês não podem imaginar o que é para mim, que não tive as oportunidades educacionais que todo jovem deve ter, mas que sempre acreditou no poder libertador o conhecimento, receber uma láurea como esta - disse Luiz Inácio.

A homenagem foi vista por Lula não como uma honraria pessoal, mas dedicada ao povo brasileiro que, nos últimos nove anos, realizou uma revolução econômica e social, dando um salto histórico no rumo da prosperidade e justiça. Lembrou o novo projeto de desenvolvimento nacional com engajamento nas políticas públicas, os avanços econômicos e sociais, os investimentos em obras de infraestrutura, a geração de empregos e o aumento de poder de compra da população.

Lula destacou ainda o Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em 2007, conjunto de 54 programas para fortalecer o sistema educacional público que se propõe a reduzir as desigualdades sociais, ampliar a formação de professores e melhorar a qualidade do ensino em parceria com estados e municípios.

- A educação foi um dos carros-chefes desse novo projeto de desenvolvimento. É o alicerces obre o qual se constrói a igualdade social. Sempre insisti que o dinheiro público aplicado na educação é um investimento e não gasto, pois ajuda a construíram futuro mais digno para as pessoas e o País - afirmou Lula.


Durante seu governo, o orçamento da educação saltou de R$ 17 milhões, em 2003, para R$ 65milhões. Lula diz se orgulhar de ter criado, junto ao falecido vice-presidente José Alencar, 14 universidades públicas e 126 cursos de extensão universitária, democratizando o acesso ao ensino superior, e dobrado a quantidade de vagas nas universidades públicas.
 
- Garantimos com o ProUni (Programa Universidade para Todos) que mais de um milhão de jovens das periferias pudessem cursar o ensino superior. E essa oportunidade não foi desperdiçada; eles têm se destacado em quase todas as áreas, liderando os exames do MEC em várias delas. Bastou uma chance para a juventude brasileira refutar com firmeza o mito elitista de que qualidade é incompatível com a ampliação de oportunidades - concluiu.

O título

Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por universidades a personalidades eminentes que tenham se destacado em uma determinada área de atuação (desde saúde e política até causas humanitárias), e que por terem boa reputação, ganham o status de doutorado, mesmo que não tenham formação acadêmica - como é o caso do ex-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário