sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prefeito Mustrangi entrega netbooks para alunos da rede municipal


O prefeito Paulo Mustrangi fez a entrega de 420 netbooks para alunos da rede municipal de ensino na noite de ontem (24). A primeira unidade beneficiada foi a Escola Municipal Jonnan Noel. Durante o evento, Mustrangi ressaltou que “a cidade não fará parte do contigente de municípios que vivem a realidade da exclusão digital”.
O programa criado por Mustrangi denominado “Petrópolis Inteligente”, engloba, além dos netbooks, a implementação das salas do ProInfo, e o novo Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT), com a instalação do Ecocentro, que faz o recondicionamento de equipamentos eletrônicos doados pela população, do Centro de Treinamento Tecnológico (CTT), do Centro de Treinamento Multiplicador (CTM) e dos Telecentros Comunitários.
“Quando cheguei no governo, nenhuma escola possuia uma sla de informática. Hoje são 123 instaladas. Vamos destribuir mais 13 mil netbooks e com certeza, a exclusão digital será coisa do passado. A cidade que quer ser referência como pólo tecnológico deve começar a educar suas crianças e jovens no ambiente digital. Somos uma das três cidades do Estado e um dos poucos municípios brasileiros que aderiram ao programa ProUca. Apenas Piraí e Maricá fazem parte deste grupo. Tenho orgulho de poder oferecer esse legado aos alunos da rede municipal e tenho certeza que os estudantes terão um conteúdo maior com a inclusão deste programa”, afirmou Mustrangi.
No primeiro lote de entregas, foram selecionadas 29 escolas municipais com mais de 190 alunos matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, que receberam laboratórios do ProInfo Urbano e têm acesso à internet através do Programa Banda Larga do Governo Federal. A E.M Johann Noel foi a primeira escolhida porque possui, inclusive, um plano de trabalho educacional elaborado. A próxima unidade a ser contemplada será a Escola Municipal Bataillard, no próximo dia 30.
“O trabalho de inclusão digital feito dentro das escolas municipais é de suma importância para manter os alunos na realidade atual, que é de evolução na área tecnológica. Estou muito satisfeita com o andamento do projeto”, disse a secretaria de Educação, Claudia Quintanilha.
Objetivos do ProUca
O Programa Um Computador por Aluno (ProUca) é um programa de governo federal em parceria com as prefeituras de todo país que, além de garantir a inclusão tecnológica em todas as bases da população, vai permitir a capacitação dos professores através de cursos.
O programa também desenvolve novas práticas pedagógicas, enriquecimento do processo de aprendizagem, ampliação das condições de formação do professor e apoio à capacidade de gestão da escola.
Outro objetivo é alcançar a inclusão digital dos alunos da rede pública, preparando-os para o mercado de trabalho e colaborando com a ideia de Petrópolis – Tecnolópolis, ou seja, uma cidade inserida no contexto de inclusão digital.
O ProUca foi criado pelo Decreto Federal, nº 7243, de 26 de julho de 2010, editado pelo então  Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inserido no programa Federal de Inclusão Digital.

Um comentário:

  1. Não sei se vocês sabem mais os da Escola Dr. Rubens de Castro Bom Tempo já não funcionam mais ... a prefeitura não fala nada sobre isso

    ResponderExcluir