sexta-feira, 4 de maio de 2012

DIRETORES DO PETRÓPOLIS CONVENTION & VISITORS BUREAU REÚNEM EMPRESÁRIOS NA CIDADE PARA APRESENTAR AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DE PETRÓPOLIS


Grande Hotel recebeu cerca de 50 empresários em favor da união para fortalecer a economia do município

Na última quinta-feira (3), foram apresentadas várias ações e projetos em uma reunião entre empresários e a direção do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, no Grande Hotel Petrópolis. O encontro teve o objetivo de sensibilizar e mostrar aos empreendedores petropolitanos quanto ao fortalecimento da união do setor para o desenvolvimento do turismo e da economia do município.

No hotel recém-inaugurado, no Centro da cidade, estiveram presentes mais de 50 representantes, incluindo  Fase,  Cervejaria Bohemia, FCTP, SENAC, S`a Carola Restaurante, Hotel Vale Real, Ewiglich Joias e muitos outros.

Carlos Mariz, representante da ABIH, na Região Serrana,  Conselheiro Fiscal, do PC&VB, e grande homenageado da reunião pelos 25 anos do Hotel Albergo Del Leone ressaltou a importância do pagamento da Room tax, contribuição estabelecida aos hotéis e pousadas associados em todos os Convention Bureaux do mundo. A taxa facultativa no valor de R$2,00 é cobrada ao hóspede a cada quarto ocupado por noite, sendo hoje, uma das mais em conta do Brasil. “Os  empreendimentos da região nordeste repassam em média  5 reais por noite, por quarto. O hoteleiro petropolitano precisa se sensibilizar quanto a esta Room Tax e saber que ela será revertida para as ações da instituição que divulgam a cidade de Petrópolis em todo o Brasil”, afirma.

Uma grande atração turística recém-inaugurada foi a reabertura da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis. A coordenadora de Marketing e Eventos da empresa, Thais Kersten, enfatizou que a Bohemia está à disposição para estudar parcerias com as instituições e empresas da cidade a fim de fomentar o turismo do município. “Queremos aproveitar este momento de retomada da Cervejaria e oferecer atrações para o visitante e também para o Petropolitano. A partir de 17 de maio, estaremos de portas abertas para quem quiser conhecer a Cervejaria, de 4ª a 6ª, de 11h às 18h, já no sábado e domingo, de 11h às 20h.  Também desde este dia, o Bar Bohemia, na cobertura da fábrica, passará a funcionar e será mais uma opção para todos,  apresentando cardápio elaborado com vários tipos de cerveja Bohemia”, anuncia.

Outro projeto que tornou-se do conhecimento de todos, foi o de recuperação dos painéis de sinalização turística nos distritos do município de Petrópolis, divulgado pelo Diretor Jurídico do PC&VB e Coordenador dos Cursos de Extensão da FASE, Paulo Reis,  para que o turista, visitante e o próprio petropolitano possa se locomover na cidade de forma mais bem orientada.

Aproveitando a reunião, o Coordenador de Projetos Especiais da Fase, Ricardo Tammela, lastimou a perda da formatura dos alunos de medicina na cidade. “Como o Curso de Medicina da instituição é freqüentado por alunos de alto poder aquisitivo vindos de fora da cidade e do estado do Rio de Janeiro, durante o período das festividades, os estudantes geralmente trazem grande número de familiares, o que movimenta a rede hoteleira e outros serviços do município como salões de beleza, clínicas de estética, Buffet e outros”, lamenta. A formatura de 2012, já foi reservada em Juiz de Fora, após o SESC Quitandinha ter fechado as portas para estes eventos, justificando que a formatura não se encaixa no escopo do Hotel. “O Quitandinha tem capacidade para 3 mil pessoas e, infelizmente, não há em Petrópolis local com estas dimensões para que o baile seja realizado”, continua Ricardo.

A Diretora de Ecoturismo do PC&VB, Mariana Ferraz, apresentou o Projeto  de Fomento ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos no encontro. O PARNASO e outros 4 parques nacionais foram selecionados para receber este projeto de fomento ao turismo e para o desenvolvimento do entorno. “O Projeto visa tornar o Parque, que tem 40% de território inserido na geografia de Petrópolis, um destino turístico atraente e com estrutura para o visitante” ressalta Mariana que ainda conclui: “Mas para isso, há necessidade de envolvimento dos empresários, da comunidade e da Prefeitura.”

Bruno Wanderley, Presidente do PC&VB, que estava na mesa diretora do encontro, (juntamente com  Rogério Elmor, Diretor de Hotelaria e Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Mariz, Germano Valente, Presidente do SindPetrópolis, e proprietário do Hotel Vale Real, e Anibal Duarte, diretor de Turismo, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis), também apresentou um dos principais projetos deste ano, do PC&VB. O Corredor de Turismo,  visa levantar os pontos críticos nas principais vias de acesso a atrativos turísticos da cidade e repassar aos devidos responsáveis de cada órgão governamental, para que sejam tomadas as medidas necessárias quanto à  recuperação e manutenção destas áreas. “Para que o turismo de Petrópolis seja algo profissional, nós precisamos estar unidos. Maior quantidade de turistas significa, maior giro de capital e maior desenvolvimento econômico na cidade”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário