quinta-feira, 12 de julho de 2012

BANDA CARIOCA NOVA LAPA JAZZ QUE SE APRESENTA NA ESCADARIA DO THEATRO D. PEDRO NESTE SÁBADO




A apresentação da banda Nova Lapa Jazz devido as fortes chuvas do último sábado foi adiada e será realizada na Escadaria do Theatro D. Pedro, neste sábado, dia 14 de julho, a partir das 14hcom entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível como parte da programação do 12º Festival de Inverno da Dell’Arte.

 A Banda Nova Lapa Jazz,  influenciada por Miles Davis, Jonh Coltrane, Lee Morgam, Thelonius Monk, Charle Parker, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Villa Lobos, entre outros, é formada por Iuri Nicolsky (sax), Eduardo Santana (trompete),Gabriel Ballesté (guitarra), Pablo Arruda (baixo) e Antonio Neves (bateria) em maio de 2011, em pouco tempo firmou-se como uma grande atração da cidade e hoje reúne mais de 2 mil pessoas a cada apresentação.

O pontapé inicial foi nos fundos de um boteco na Rua da Lapa (RJ), onde amigos resolveram se encontrar nas noites de quarta-feira para algumas jam sessions. Deu certo. O boêmio bairro, conhecido por suas casas de samba, agora oferece algo mais: jazz urbano instrumental e gratuito.

Rapidamente o grupo chamou atenção dos que passavam pela rua. Em poucos meses já reuniam mais de 1000 pessoas por noite. “Nossa cidade sofria de uma carência de apresentações de jazz e nós, músicos instrumentistas, buscamos sempre uma aproximação maior com o grande público” afirma Eduardo Santana, trompetista e fundador da banda.

Com o crescente público que se formava a cada apresentação, os problemas começaram a surgir e a banda precisou de outro local, com espaço maior, para tocar. O endereço escolhido foi o Largo Albino Pinheiro, na Praça Tiradentes. “Sabíamos que isso iria acontecer em algum momento, estávamos em uma praça pública, na Lapa, mas estávamos também embaixo de um prédio residencial”, explica Iuri Nicolsky, saxofonista e fundador da banda.

Conhecido por ser palco de manifestações artísticas e pela sua beleza arquitetônica - Real Gabinete Português de Leitura (século XIX) e o Centro Cultural Carioca ficam localizados neste local - o Largo no passado foi um grande ponto de encontro entre grandes compositores e músicos, tais como Noel Rosa e Pixinguinha. Localizado ao lado do Teatro João Caetano, em uma área pouco aproveitada no Centro que o governo municipal pretende ocupar culturalmente, diferente do projeto pensado para a região da Rua da Lapa, está sendo revitalizada com enfoque em um lazer.

Desde então, em um ambiente descontraído, pessoas de diferentes idades e classes sociais se encontram para escutar o jazz instrumental do quinteto que não brinca em serviço. Hoje , o Nova Lapa Jazz reúne 2 mil pessoas aproximadamente por semana, que seguem para o Centro do Rio, ávidas por esse novo som, que mistura jazz com choro, choro de gafieira, samba, bossa, bolero, que traz uma renovação estética a este estilo musical considerado elitista. “Não temos essa preocupação de “bombar”, queremos fazer arte gratuita uma vez por semana e ter o prazer de estar num lugar que está democratizando a música”, encerra Iuri.

Com o sucesso das noites de quarta-feira, a banda firmou-se no cenário cultural carioca e hoje faz apresentações na Fundição Progresso, no Circo Voador, no Teatro Rival, além de participar de festivais como o Rock in Rio e o Oi Instrumental.

O show que faz parte da programação do 12º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte será realizado na Escadaria do Theatro D. Pedro que fica localizado na Praça dos Expedicionários s/nº, Centro – Petrópolis/ RJ.

Nova Lapa jazz :


SERVIÇO
14 de julho, sábado
14h – Escadaria do Theatro D. Pedro
Nova Lapa Jazz

Mais informações no site: www.fipet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário