segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chuvas deixam cidades do Rio de Janeiro em estado de alerta

Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) e Defesa Civil apontam situação crítica em cidades da Baixada Fluminense e região serrana. Previsão é de chuvas até quarta-feira, dia 4


Em Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, um córrego transbordou e uma ponte foi improvisada para os moradores (Foto: Custodio Coimbra/Agência O Globo)

 

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) soou o alerta máximo para os municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Nova Friburgo, na região serrana, por conta do aumento do nível dos rios nesses municípios. Os municípios de São João de Meriti, também na Baixada, e Macaé, no norte do estado, estão classificados como estado de alerta (um nível abaixo do alerta máximo), de acordo com o sistema de monitoramento de cheias do Inea.

Petrópolis, Teresópolis (na região serrana) e outros quatro municípios da Baixada estão classificados como em estado de atenção (nível abaixo do alerta). O sistema de alerta de cheias é diferente do sistema de classificação de risco adotado pela Defesa Civil e leva em consideração apenas o nível dos rios monitorados pelo Inea. 



A Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro também está em estágio de atenção devido às chuvas que atingem o estado. Somente nesta segunda-feira, dia 2, sete ocorrências relacionadas às chuvas foram relatadas pela Defesa Civil. Entre as mais graves está um deslizamento de terra que bloqueou uma estrada da região e a queda de um muro de cinco metros em Itaipava, também na Região Serrana do Estado. Ainda não foi registrada nenhuma ocorrência grave.

Nessa mesma época, em 2011, mais de 900 pessoas morreram na região serrana por conta das chuvas. Milhares perderam suas casas e continuam desalojadas ou desabrigadas.

A Defesa Civil Estadual enviou para Nova Friburgo uma equipe com 24 pessoas e oito viaturas. Também foram entregues ao município materiais para desalojados, entre os quais 90 cobertores, 100 colchonetes e 15 barracas.

O tempo chuvoso que há cerca de uma semana predomina no Rio de Janeiro deve se manter pelos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva moderada a forte em pontos isolados na região serrana. Na capital fluminense, o tempo encoberto também continua, com chuvas esparsas a moderadas até quarta-feira (4), quando o sol deve aparecer.

De acordo com o meteorologista do instituto, Almerindo Marinho, o acumulado de chuvas na região serrana, registrado nos últimos dois dias, está bem acentuado. “Só em Friburgo choveu 159 milímetros. Em Petrópolis, 126 milímetros. Em Teresópolis foram mais de 100 milímetros. É muita chuva acumulada para essa região.”

Ainda segundo o Inmet, trovoadas e rajadas de vento estão descartadas no estado nesta semana, devido ao tempo abafado. “A tendência é que a chuva diminua a partir de quarta-feira, temperatura estável variando entre 26 e 28 graus até quinta-feira”, disse o meteorologista. 

FONTE: REVISTA ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário