terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GOVERNO ENTREGA 88 VIATURAS ÀS PREFEITURAS DA REGIÃO SERRANA


Defesa Civil estadual está mobilizada em todo o estado em 

decorrência das chuvas


O governador Sérgio Cabral entregou, nesta terça-feira (03/01), 88 viaturas às prefeituras de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana, para serem utilizadas pelas equipes de Defesa Civil e Guarda Municipal desses municípios. Os veículos são seminovos e pertenciam à Polícia Militar (PMERJ), que teve a sua frota recentemente renovada.

Cabral também aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento de um pacote de obras para a Região Serrana, no próximo dia 11. Serão construídos 2,2 mil apartamentos pelo programa Minha Casa Minha Vida, com contrapartida do Estado em obras de infraestrutura no conjunto habitacional. No mesmo dia, será anunciada ainda a complementação das obras de contenção de encostas e iniciada a dragagem dos rios de toda a região, com recursos do Ministério das Cidades, no valor de R$ 330 milhões, liberados no final de novembro pelo governo federal.  

- Queria parabenizar a Defesa Civil do estado, o Corpo de Bombeiros e as defesas civis municipais que souberam agir com rapidez não só aqui como na Região Noroeste Fluminense. O que evitou a morte de pessoas desta vez foi o funcionamento dos alarmes, os comunicados a tempo e os treinamentos. Foi um ganho muito importante. Hoje estamos doando estas viaturas seminovas para as defesas civis. Isso é o maior gol que poderíamos dar às defesas civis municipais e também para as guardas municipais que apoiam as operações. Não há registro de doação similiar no Brasil - afirmou o governador.

São 61 automóveis do modelo Gol para as Guardas Municipais e 27 do modelo Blazer para as Defesas Civis destas cidades. Nova Friburgo recebeu 19 veículos, sendo 10 Gols e 9 Blazers; Teresópolis foi beneficiada com 31, dos quais 23 Gols e 8 Blazers; e Petrópolis ganhou 38 automóveis, sendo 28 Gols e 10 Blazers.

A nova destinação dos automóveis faz parte do cronograma do Governo de Estado para a renovação da frota da PMERJ. Até março, todos os municípios do Rio de Janeiro, exceto a capital, serão beneficiados. No total, 1.478 viaturas serão convertidas para a nova destinação.
 Os automóveis entregues nesta terça-feira (03/01) fazem parte de um primeiro lote, que conta com 262 carros e irá contemplar outras nove cidades. Nas próximas semanas, viaturas serão entregues às prefeituras de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Angra dos Reis, Bom Jardim, Sumidouro, Araruama, Niterói e Magé. Todos os carros, equipados com giroscópio e sirene, foram caracterizados com adesivos e terão uso imediato.

O segundo lote já está sendo preparado e terá 315 veículos. Os primeiros municípios a serem contemplados nessa etapa serão: Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Papucaia, além de cidades do Centro-Norte e do Noroeste do estado.

A doação foi realizada no 11º Batalhão da Polícia Militar, em Nova Friburgo. Antes de entregar as viaturas, o governador participou, na sala do comandante da unidade, de uma reunião de avaliação de ações e providências tomadas por órgãos públicos estaduais e municipais para enfrentar as consequências das chuvas que castigaram a Região Serrana no domingo (01/01) e na segunda-feira (02/01) e que prejudicaram em especial Nova Friburgo.

Da reunião, participaram os secretários de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões; de Governo, Wilson Carlos; de Obras, Hudson Braga, e de Agricultura, Christino Áureo, e os prefeitos de Nova Friburgo, Nélson Xavier, e de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, e o representante de Petrópolis, secretário de Segurança Hélio Moura Filho, as três cidades que receberam as primeiras viaturas e também sofrem com as enchentes.

Moradores são retirados de áreas de risco na Região Norte Fluminense

Sobre as enchentes na Região Noroeste Fluminense, Cabral disse que o trabalho emergencial de retirada dos moradores de cidades que sofrem com o transbordamento dos rios Muriaé e Pomba, por causa das chuvas que caíram em Minas Gerais, foi feito com sucesso por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria do Ambiente. Lá, ainda não foi instalado o sistema de sirenes que tão bem funcionou em Friburgo.

O governador informou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente, irá construir este ano um extravasor no Rio Muriaé, para controlar o fluxo de água que vem dos rios que nascem em Minas. O projeto vai custar cerca de R$ 40 milhões.

– Já houve situações lá, em alguns anos, em que não choveu na região e o rio transbordou com a água que veio de Minas e inundou tudo. Uma situação surrealista.


Defesa Civil estadual mantém base de operações no centro de Nova Friburgo

A Defesa Civil estadual permanece com uma base de operações no centro de Nova Friburgo para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas que deixaram o município em estado de atenção. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a situação na cidade já está normalizada.

- A chuva diminuiu e os índices pluvioméricos caíram em Nova Friburgo. A situação volta à normalidade. Agora, atendemos às solicitações de rotina. Estamos menos preocupados com o risco de deslizamentos. Vamos continuar acompanhando os riscos, mas as pessoas já podem voltar para as suas casas. Só precisam ficar atentas, casos as sirenes voltem a tocar - explicou.

O governo estadual também está enviando equipes com 30 bombeiros do Rio de Janeiro e cinco viaturas, sendo três picapes e dois caminhões de grande porte, para Laje de Muriaé, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira. A situação é monitorada de perto, ainda, em Teresópolis, Petrópolis e na Baixada Fluminense. 

- Durante a madrugada desta segunda-feira, registramos uma morte em Laje de Muriaé. Estamos em estado de alerta nessa cidade. Acompanhamos também a situação de Paty de Alferes e Miguel Pereira, assim como na Baixada Fluminense. Vamos permanecer mobilizados em todo o estado até abril, um período critico de chuvas - afirmou o secretário.

Moradores de Friburgo aprovam sirenes de alerta de chuvas


A costureira Maria da Penha de Souza Mello, de 54 anos, é uma das moradoras de Nova Friburgo que aprova o sistema de sirenes de alerta de chuvas, instalado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e monitorado pelas defesas civis estadual e municipal. Trinta e cinco sirenes que alertam os moradores sobre riscos de enchentes e desabamentos foram implantadas em 20 áreas da cidade.

- O sistema de alerta de tempestade ajuda a salvar vidas. Me sinto mais segura com as sirenes tocando. Depois que tocou o alarme, na madrugada de domingo (1/1), eu e a minha família nos preparamos para deixar a nossa residência. Graça a Deus, está mais tranquilo hoje. Ano passado perdi parentes e a minha casa. Hoje, estamos mais seguros - contou a costureira, moradora do bairro Córrego Dantas, que fica nas margens de um dos rios mais importantes de Friburgo, o Córrego Dantas.

A presidente da comunidade Ruy Sandlard, uma das regiões de risco de Friburgo,Tânia Maria Guimarães da Silva, fica em contato direto com as defesas civis estadual e municipal através de um celular. Tânia foi treinada para orientar os moradores da comunidade  onde mora caso precisem se abrigar em um dos dois pontos de apoio para chuvas fortes da região.

- A sirene é muito importante, porque  deixa os moradores mais tranquilos. Alertamos a população sobre como agir em casos de deslizamento de terra e enchentes. Estou sempre em contato com o centro de operações montado pelos governos, e aprendi como ajudar meus vizinhos - disse Tânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário