quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Rio Rural realiza sorteio de projetos na Região Serrana

 Próximos sorteios do Rio Rural na região serrana estão previstos para fevereiro nas microbacias São Pedro da Serra (Nova Friburgo) e Córrego da Prata (Carmo). No Alto Imbé (Santa Maria Madalena), a próxima etapa será a elaboração do PID (Plano Individual de Desenvolvimento) das propriedades rurais.
 
 
O Rio Rural realizou, nesta segunda-feira (23/1), em Santa Maria Madalena, o primeiro sorteio na Região Serrana para para definir a ordem de apoio aos projetos que serão contemplados pelo programa. A primeira microbacia da região a participar dessa metodologia foi a Alto Imbé, representada na ocasião por produtores rurais das localidades Doutor Loreti, Macuco do Imbé, Alto do Imbé, Cruzeiro e Km 17. Foram sorteados 57 projetos individuais e grupais, divididos em cinco lotes de dez produtores e um sexto com sete agricultores.

O produtor João Batista Quintana foi o primeiro beneficiário do primeiro lote. Sua proposta é colocar em prática a técnica de pastoreio rotacionado e proteger nascentes. A ideia, segundo ele, veio do exemplo de um vizinho, que utilizou essa técnica e obteve bons resultados. "Meu objetivo é aumentar a produtividade para oferecer leite com cada vez mais qualidade e, consequentemente, melhorar a renda familiar", disse.

O assessor técnico regional do Rio Rural, Gerson Yunes, o supervisor regional substituto da Emater-Rio, Marcos Belo, e o técnico executor do programa no município, Rafael de Souza Pereira, conduziram os trabalhos. O encontro teve ainda a participação do coordenador de Gestão da Informação do Rio Rural, Marcelo Monteiro da Costa, da assistente técnica do Núcleo de Organização Comunitária, Denise Quadros, e do supervisor local da Emater-Rio, Chaul Buchaul.

De acordo com Marcelo, a metodologia de sorteio foi adotada para atender com equidade os agricultores e também para aprimorar a avaliação dos resultados dos projetos incentivados. Ele lembrou que todos os projetos do Rio Rural são monitorados pelo Banco Mundial/Bird, pelo Governo do Estado e também pela própria comunidade. "O programa oferece incentivos ao produtor, mas também exige como contrapartida a responsabilidade na execução desse trabalho", explicou o coordenador.

Santa Maria Madalena já possui histórico no que diz respeito às práticas de desenvolvimento rural sustentável. O município foi um dos 24 participantes do Projeto de Gerenciamento Integrado de Agroecossistemas em Microbacias Hidrográficas – Rio Rural/GEF, concluído em 2011, onde foram priorizadas as microbacias Médio Imbé e Sede/Terras Frias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário