quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GOVERNADOR SE REÚNE COM CHANCELER BRITÂNICO PARA DISCUTIR A PREPARAÇÃO DO RIO PARA OLIMPÍADAS



Também estiveram em pauta a conferência ambiental Rio +20 e a cooperação entre os governos

O governador Sérgio Cabral recebeu, nesta quinta-feira (19/1), o ministro de Relações Exteriores do Reno Unido, William Hague, no Palácio Laranjeiras. Em pauta, estavam a preparação do Rio para as Olimpíadas de 2016 e os principais pontos a serem discutidos na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.
O objetivo do encontro foi estreitar laços entre o Governo do Estado e o Reino Unido para cooperação política, econômica e social.

- O Reino Unido tem investido muito no Brasil e, especialmente, no Rio de Janeiro. Desde que o Rio lançou sua candidatura aos Jogos Olímpicos, ao final de 2007, tenho visitado com freqüência o Parque Olímpico de Londres, vendo a transformação que East End está sofrendo do ponto de vista ambiental, do legado, do social, da mobilidade. Como a cidade está investindo em segurança e tecnologia. Diversos secretários nossos também já estiveram lá – afirmou o governador Sérgio Cabral.

O prefeito Eduardo Paes também participou da reunião e destacou o momento oportuno para promover maior aproximação entre os governos.

- A cidade vive um momento especial em que a economia cresce, a violência diminui e há vários eventos internacionais previstos. Essa é uma fantástica oportunidade para ampliar essa proximidade – frisou Paes.

Em sua primeira visita oficial à América do Sul, o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, destacou que o afastamento britânico da América Latina está encerrado. Ele destacou que o Brasil desempenha cada vez mais um papel relevante no cenário mundial, principalmente, devido ao desenvolvimento econômico, e defendeu que o país tenha assento permanente no Conselho de Segurança da ONU – uma reivindicação antiga do governo brasileiro.

- O Brasil e o Reino Unido têm muito em comum, com uma história compartilhada e estreita relação cultural. Estamos comprometidos a fortalecer nossos laços políticos, culturais e econômicos. Estamos convencidos de que os melhores dias no relacionamento entre os dois países ainda estão por vir – afirmou o chanceler britânico.

Realeza na cidade maravilhosa

O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, anunciou ainda a visita do príncipe Harry – o terceiro na linha de sucessão do trono britânico – marcada para março, quando haverá um evento no Pão de Açúcar.

A visita – que ocorrerá de 9 a 11 de março - faz parte da campanha “Great” de promoção do Reino Unido, no que diz respeito à economia, inovação, cultura e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário