Mais de R$ 10 bilhões são investidos nas intervenções, que ficarão como
legados para a população do estado
O Rio de Janeiro se prepara para receber os Jogos de 2016, e o Governo do Estado trabalha para entregar as melhorias de integração da infraestrutura de transportes e mobilidade dentro do prazo. A expansão do metrô para a Barra da Tijuca, com a Linha 4, a modernização do sistema metroferroviário e a construção de corredores expressos são algumas das obras que estão à frente do cronograma estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e ficarão como legados para a população. Na área, serão investidos mais de R$ 10 bilhões.
As obras da Linha 4, um dos projetos mais importantes para os cariocas, foram aprovadas por membros do Comitê Olímpico, que em abril visitaram a linha e conferiram a perfuração de quase 900 metros na rocha no sentido Zona Sul. Nos próximos dois meses, serão iniciadas as detonações no maciço de São Conrado à Barra. As intervenções da linha de 14 quilômetros de extensão, que seguem em ritmo acelerado, será entregue em 15 de dezembro de 2015.
- Estamos à frente dos cronogramas para as Olimpíadas e também para a Copa. A Linha 4 - a intervenção mais complexa e que demanda maior volume de recursos e de execução - está adiantada em trinta dias. O objetivo do governador Sérgio Cabral é mantermos o ritmo até o fim de todas as obras- afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Com a nova linha, os cariocas e espectadores das Olimpíadas levarão 35 minutos do centro do Rio à Barra para assistir à maioria das disputas dos jogos. A Linha 4 terá seis estações, passando pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. Através dessa ampliação, o metrô do Rio poderá transportar mais 230 mil passageiros por dia. As obras e a compra de equipamentos custarão R$ 5 bilhões.
Em Ipanema, na Zona Sul, as estações Cantagalo e General Osório são algumas das principais melhorias no sistema metroviário para os jogos que já beneficiam a população. Outra obra importante foi a ligação Pavuna-Botafogo. As linhas facilitarão o deslocamento aos locais onde algumas das competições dos Jogos de 2016 serão realizadas, como Copacabana, Maracanã e Deodoro.
Novos trens
A reestruturação dos sistemas metroviário e ferroviário também está entre as principais ações da Secretaria de Transportes. Para oferecer mais conforto e agilidade aos mais de 600 mil usuários diários do metrô, o Estado comprou 114 modernos vagões. Os equipamentos, que totalizam 19 trens, aumentarão a frota em 63% até 2012 e atenderão às demandas de outro importante evento esportivo que acontece na cidade, a Copa do Mundo de 2014. A Metrô Rio investirá R$ 1,15 bilhão nas melhorias.
- Até 2016, o sistema ferroviário da Região Metropolitana, que conta com 98 estações em 11 municípios, será ampliado, por meio de recursos no valor de R$ 2,4 bilhões. Trinta e quatro novos trens estão sendo fabricados na China. A primeira composição deve chegar ao Rio em setembro. Uma nova licitação também assegurou a aquisição de mais 60 carros, através de um empréstimo de U$ 600 milhões. Serão 191 trens operacionais até a Copa - disse Lopes.
Trânsito mais rápido
As obras de acessibilidade também estão com o cronograma em dia. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, serão construídos quatro corredores expressos de ônibus, os BRTs: Avenida Brasil, que ligará o centro do Rio à Baixada Fluminense; TransCarioca, corredor entre a Barra, Madureira e Penha; TransOeste, encurtando o trajeto da Barra da Tijuca a Campo Grande; e TransOlímpica, conectado Barra, Curicica e Deodoro.
Reforma de estações
Além da compra de novos veículos, o Estado realiza a readequação e modernização das estações de metrô e trem. As obras da nova estação da Linha 1, a Uruguaia, estão a todo vapor e devem ser concluídas em até trinta meses. A quarta parada do metrô na Tijuca e 36ª estação do sistema ficará a 1,100 metros da Saens Peña e será a primeira a ter ar condicionado central. Cerca de 20 mil usuários passarão pela estação-modelo diariamente.
Secretaria de Transportes investirá também em sustentabilidade
As obras de equipamentos que darão suporte aos Jogos Olímpicos não são as únicas prioridades do governo. Toda a frota de ônibus do estado será adaptada a um sistema ecologicamente correto até 2016. Metas de sustentabilidade estão sendo estudadas pela Secretaria de Transportes, que criou os programas Rio Transporte Sustentável, responsável pelo teste de combustíveis verdes como o biodiesel, e Estado da Bicicleta, que estimula o uso do transporte como meio de locomoção.
Fonte: Governo do Estado
As obras da Linha 4, um dos projetos mais importantes para os cariocas, foram aprovadas por membros do Comitê Olímpico, que em abril visitaram a linha e conferiram a perfuração de quase 900 metros na rocha no sentido Zona Sul. Nos próximos dois meses, serão iniciadas as detonações no maciço de São Conrado à Barra. As intervenções da linha de 14 quilômetros de extensão, que seguem em ritmo acelerado, será entregue em 15 de dezembro de 2015.
- Estamos à frente dos cronogramas para as Olimpíadas e também para a Copa. A Linha 4 - a intervenção mais complexa e que demanda maior volume de recursos e de execução - está adiantada em trinta dias. O objetivo do governador Sérgio Cabral é mantermos o ritmo até o fim de todas as obras- afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Com a nova linha, os cariocas e espectadores das Olimpíadas levarão 35 minutos do centro do Rio à Barra para assistir à maioria das disputas dos jogos. A Linha 4 terá seis estações, passando pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. Através dessa ampliação, o metrô do Rio poderá transportar mais 230 mil passageiros por dia. As obras e a compra de equipamentos custarão R$ 5 bilhões.
Em Ipanema, na Zona Sul, as estações Cantagalo e General Osório são algumas das principais melhorias no sistema metroviário para os jogos que já beneficiam a população. Outra obra importante foi a ligação Pavuna-Botafogo. As linhas facilitarão o deslocamento aos locais onde algumas das competições dos Jogos de 2016 serão realizadas, como Copacabana, Maracanã e Deodoro.
Novos trens
A reestruturação dos sistemas metroviário e ferroviário também está entre as principais ações da Secretaria de Transportes. Para oferecer mais conforto e agilidade aos mais de 600 mil usuários diários do metrô, o Estado comprou 114 modernos vagões. Os equipamentos, que totalizam 19 trens, aumentarão a frota em 63% até 2012 e atenderão às demandas de outro importante evento esportivo que acontece na cidade, a Copa do Mundo de 2014. A Metrô Rio investirá R$ 1,15 bilhão nas melhorias.
- Até 2016, o sistema ferroviário da Região Metropolitana, que conta com 98 estações em 11 municípios, será ampliado, por meio de recursos no valor de R$ 2,4 bilhões. Trinta e quatro novos trens estão sendo fabricados na China. A primeira composição deve chegar ao Rio em setembro. Uma nova licitação também assegurou a aquisição de mais 60 carros, através de um empréstimo de U$ 600 milhões. Serão 191 trens operacionais até a Copa - disse Lopes.
Trânsito mais rápido
As obras de acessibilidade também estão com o cronograma em dia. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, serão construídos quatro corredores expressos de ônibus, os BRTs: Avenida Brasil, que ligará o centro do Rio à Baixada Fluminense; TransCarioca, corredor entre a Barra, Madureira e Penha; TransOeste, encurtando o trajeto da Barra da Tijuca a Campo Grande; e TransOlímpica, conectado Barra, Curicica e Deodoro.
Reforma de estações
Além da compra de novos veículos, o Estado realiza a readequação e modernização das estações de metrô e trem. As obras da nova estação da Linha 1, a Uruguaia, estão a todo vapor e devem ser concluídas em até trinta meses. A quarta parada do metrô na Tijuca e 36ª estação do sistema ficará a 1,100 metros da Saens Peña e será a primeira a ter ar condicionado central. Cerca de 20 mil usuários passarão pela estação-modelo diariamente.
Secretaria de Transportes investirá também em sustentabilidade
As obras de equipamentos que darão suporte aos Jogos Olímpicos não são as únicas prioridades do governo. Toda a frota de ônibus do estado será adaptada a um sistema ecologicamente correto até 2016. Metas de sustentabilidade estão sendo estudadas pela Secretaria de Transportes, que criou os programas Rio Transporte Sustentável, responsável pelo teste de combustíveis verdes como o biodiesel, e Estado da Bicicleta, que estimula o uso do transporte como meio de locomoção.
Fonte: Governo do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário