Na semana passada, o anúncio de que a Escola Municipal Accácio Branco, destinada a deficientes visuais, seria fechada, inclusive por mensagens na rede social, foi desmentido pelo secretário de Educação, William Campos, que decidiu tornar público relatório sobre a Assistência de Educação Especial em Petrópolis. Entre as novidades anunciadas pelo secretório está a conquista da verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no valor de R$ 145 mil, que será destinado a 20 escolas municipais.
Este dinheiro será destinado para construção de rampas, colocação de piso antiderrapante, alargamento de portas, entre outras intervenções que forem necessárias para promover mais segurança e conforto aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Segundo o secretário, todo o trabalho de Assistência de Educação Especial coloca Petrópolis como referência em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A rede de educação do município conta com a formação de aproximadamente mil professores, que nestes dois últimos anos foram habilitados para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais. “Os investimentos nesta área não param e neste segundo semestre vamos inaugurar 37 salas de recursos multifuncionais, em escolas localizadas em todos os distritos, equipadas para ajudar os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para sua vida escolar”, contou o secretário.
As salas de recursos são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos desenvolvidos para o atendimento dos alunos especiais. A informação da secretaria é de que as 37 salas de recursos atendem 453 alunos, distribuídas da seguinte forma: duas salas no quarto distrito (Pedro do Rio); duas no quinto (Posse); três salas no terceiro distrito (Itaipava); 11 no segundo distrito (Cascatinha); e 19 no primeiro distrito (Centro).
Com esta e outras medidas, o secretário garante que a Prefeitura, em parceria com o Ministério da Educação, está ampliando e qualificando a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública.
Este dinheiro será destinado para construção de rampas, colocação de piso antiderrapante, alargamento de portas, entre outras intervenções que forem necessárias para promover mais segurança e conforto aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Segundo o secretário, todo o trabalho de Assistência de Educação Especial coloca Petrópolis como referência em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A rede de educação do município conta com a formação de aproximadamente mil professores, que nestes dois últimos anos foram habilitados para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais. “Os investimentos nesta área não param e neste segundo semestre vamos inaugurar 37 salas de recursos multifuncionais, em escolas localizadas em todos os distritos, equipadas para ajudar os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para sua vida escolar”, contou o secretário.
As salas de recursos são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos desenvolvidos para o atendimento dos alunos especiais. A informação da secretaria é de que as 37 salas de recursos atendem 453 alunos, distribuídas da seguinte forma: duas salas no quarto distrito (Pedro do Rio); duas no quinto (Posse); três salas no terceiro distrito (Itaipava); 11 no segundo distrito (Cascatinha); e 19 no primeiro distrito (Centro).
Com esta e outras medidas, o secretário garante que a Prefeitura, em parceria com o Ministério da Educação, está ampliando e qualificando a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública.
Qualidade nas escolas especiais
Com relação à Escola Accácio Branco, o secretário de Educação disse que os serviços oferecidos serão ampliados com a inauguração da Escola Paulo Freire, permitindo que outros alunos sejam atendidos. De acordo com dados da Secretaria de Educação, a Escola Paulo Freire atende hoje à Escola de Nogueira e à Escola Paroquial São Pedro de Alcântara. Segundo a secretaria, além de oferecer educação até o quinto ano, o espaço funcionará junto à Accácio Branco, formando um complexo que servirá como referência para toda a rede de educação.
Segundo o secretário, com os investimentos realizados, alunos com outras deficiências também poderão usufruir, dos recursos educacionais pedagógicos que são oferecido pela escola. “Ressaltamos que o atendimento das pessoas que utilizam hoje o espaço será mantido de forma qualificada, como sempre foi. Vamos oferecer esta qualidade também para os alunos com outras deficiências”, explicou o secretário.
De acordo com relatório apresentado pela Secretaria de Educação, o departamento de Assistência de Educação Especial é coordenado pela professora Wanda Borsato e formado ainda pela seção para alunos com necessidades educacionais especiais, divisão de educação inclusiva e departamento de programas especiais. Este último tem por meta acompanhar as salas de recursos multifuncionais, dinamizar ações e acompanhamento de trabalho de inerência para alunos com várias necessidades e acompanhamento do transporte escolar dos alunos com necessidades especiais.
Segundo o secretário, com os investimentos realizados, alunos com outras deficiências também poderão usufruir, dos recursos educacionais pedagógicos que são oferecido pela escola. “Ressaltamos que o atendimento das pessoas que utilizam hoje o espaço será mantido de forma qualificada, como sempre foi. Vamos oferecer esta qualidade também para os alunos com outras deficiências”, explicou o secretário.
De acordo com relatório apresentado pela Secretaria de Educação, o departamento de Assistência de Educação Especial é coordenado pela professora Wanda Borsato e formado ainda pela seção para alunos com necessidades educacionais especiais, divisão de educação inclusiva e departamento de programas especiais. Este último tem por meta acompanhar as salas de recursos multifuncionais, dinamizar ações e acompanhamento de trabalho de inerência para alunos com várias necessidades e acompanhamento do transporte escolar dos alunos com necessidades especiais.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
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