terça-feira, 27 de março de 2012

Centro Cultural 14 Bis será inaugurado nesta sexta



Acessibilidade para todos. Com este objetivo será inaugurado, no dia 30 de março às 17h, na Rua do Encanto nº 158 – Centro, o Centro Cultural 14 Bis. Anexado ao Museu Casa de Santos Dumont, será o primeiro do estado do Rio de Janeiro a utilizar diversos meios e tecnologias adequadas para recepção de deficientes físicos, auditivos e visuais.
A “Encantada”, como é carinhosamente conhecida a Casa de Santos Dumont, foi projetada para atender às necessidades do Pai da Aviação possuindo pequenos espaços multiuso e escadas íngremes, essenciais para que os turistas passem pelos três andares da residência, como a principal, onde a pessoa é obrigada a subir com o pé direito – um traço marcante da personalidade supersticiosa do inventor.
Tais peculariedades da construção impediam que portadores de necessidades especiais tivessem acesso a casa. Cadeirantes, por exemplo, não podiam conhecer um pouco mais sobre a personalidade e o modo de vida de Santos Dumont.
Desta maneira, o Centro Cultural 14 Bis chega para preencher esta lacuna. O  projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN transformou a antiga casa de Dona Eulália (governanta de Santos Dumont) no mais novo Centro Cultural da cidade. Com acesso pela Rua do Encanto nº 158, o CC 14 Bis contará com maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em braile, áudio guide, réplicas de dependências do museu como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência seja ela física, visual ou auditiva, possam conhecer a história do Pai da Aviação.
 O espaço vai contar também com oficinas pedagógicas, café temático, salas multimídia e de exposições, além de sala de convivência e profissionais capacitados a receberem o público.
Para que não houvesse quebra do testemunho histórico, alguns pontos, como o passadiço para o banheiro, não foram e nem puderam ser alterados, respeitando as limitações do ponto turístico. O acesso ao laboratório fotográfico, onde funciona a bilheteria, não foi possível porque a realização de obras nessa parte da casa descaracterizaria a arquitetura.  A fachada também não foi modificada. Entretanto, foi construído um elevador de acesso ao segundo andar da Casa, seguindo sempre a lei de acessibilidade.
Serviço:

Museu Casa de Santos Dumont – Centro Cultural 14 Bis
Rua do Encanto, nº 22 - Centro

Adultos: R$ 5,00
Estudantes, professores e idosos brasileiros (60 a 64 anos): R$ 2,50
Idosos brasileiros (65+) e crianças até 7 anos: gratuito

Visitação gratuita para petropolitanos às quartas-feiras e no último domingo do mês.

Horário

Aberta de terça-feira a domingo de 9h30 às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário