sexta-feira, 9 de março de 2012

Prefeitura de Petrópolis lança Campanha Saúde da Mulher


A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está lançando neste mês de março a Campanha Saúde da Mulher. A campanha tem como proposta despertar nas mulheres o sentimento do auto cuidado, estimulando-as a buscar informações sobre saúde e participar dos programas de saúde pública voltados exclusivamente para o público feminino. O programa terá maior ênfase em março, porém durante o ano inteiro as unidades de saúde estão abertas para as consultas e exames, visando a integralidade da saúde feminina.
A campanha definiu três focos de alerta: câncer de mama; câncer de colo do útero e pré-natal. Por meio de comerciais de TV, rádio, cartazes e mídia espontânea, as mulheres serão chamadas às unidades para buscar informações sobre sua saúde, sendo orientadas a participar dos programas de saúde e passar por consultas, exames e assistência integral às suas necessidades.   
Esses três focos não serão delimitadores da Campanha Saúde da Mulher, porém, serão os temas principais de abordagem. “A estratégia destas três abordagens foram definidas a partir da necessidade de maior ação da rede municipal de saúde na prevenção dos dois tipos de câncer, e de se aumentar o número de consultas pré-natais de qualidade. Queremos estimular às gestantes a procurar a unidade de saúde logo que suspeitem da gravidez para que iniciem o acompanhamento o mais precoce possível”, explicou a coordenadora da campanha, a médica Adriana Jaques.
Ao todo, 43 equipes de Saúde da Família, que atuam nos postos de saúde e mais oito unidades básicas de saúde serão referência para a Campanha Saúde da Mulher. As mulheres estão sendo chamadas a procurarem às unidades mais próximas de suas residências. A expectativa é atingir principalmente àquelas mulheres que não têm feito exames ginecológicos.
A secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, lembrou que o compromisso da Secretaria de Saúde vai além do Dia Internacional da Mulher, celebrado na última quinta-feira, dia 8. “Esperamos que as mulheres comemorem suas conquistas neste mês, mas principalmente que elas atendam ao nosso chamamento e participem da campanha nessa perspectiva do auto cuidado. Queremos mulheres preocupadas não só com a beleza física, mas preocupadas também com sua qualidade de vida e saúde”, declarou.  
Prevenção ao Câncer de Mama, Câncer de Colo do Útero e realização do Pré Natal
No que se refere ao câncer de mama, a campanha irá ressaltar a necessidade do auto cuidado (exame das mamas no espelho), da consulta com profissionais da saúde e exames como a mamografia, quando indicado. Também pretende orientar às mulheres a evitarem os fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo. A amamentação, fator protetor ao câncer de mama, será incentivada a todas as gestantes, acrescentou a médica Adriana Jaques.
A campanha vai reforçar a importância da detecção precoce do câncer de mama, tendo em vista que este é o tipo de câncer que mais mata as mulheres no país.
No foco câncer de colo de útero, a Campanha Saúde da Mulher vai fortalecer a realização dos exames preventivos e o tratamento da patologia quando se fizer necessário. Em 2011, cerca de 20 mil exames foram feitos por meio do SUS no município. O Ministério da Saúde orienta para a realização do exame em mulheres com idades entre 25 e 64 anos. Porém, as adolescentes que já iniciaram a atividade sexual devem realizar este exame, pois o Papiloma Vírus Humano (HPV) é um importante fator de risco para este câncer e pode ser evitado se tratado precocemente.
E por último, no que se refere ao pré natal, a Campanha Saúde da Mulher irá destacar a necessidade de se iniciar o acompanhamento por profissionais da saúde logo no primeiro trimestre da gestação, protegendo o binômio mãe e filho. Desta forma, pode-se de identificar e tratar doenças e consequentemente, diminuir o número de abortamentos, natimortos, mortalidade materna e outras seqüelas.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário