A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, está realizando atividades de manutenção e melhorias na iluminação pública, que atingirão todos os bairros e distritos da cidade. O investimento para a primeira etapa, que começa em julho/2011, é de R$ 251.303,61, com verba da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
As intervenções estão ligadas ao Programa Luz da Cidadania, criado pelo Governo Municipal para atender à grande demanda das comunidades pela elhoria na iluminação pública. O serviço tem como prioridade atender a regiões que não possuam iluminação e visa agilizar a manutenção de lâmpadas
queimadas, levando mais qualidade de vida às comunidades, sendo um item importante para a segurança de quem circula à noite, pelas ruas. Dentre as ações previstas, também estão a instalação de luminárias e extensões de rede.
queimadas, levando mais qualidade de vida às comunidades, sendo um item importante para a segurança de quem circula à noite, pelas ruas. Dentre as ações previstas, também estão a instalação de luminárias e extensões de rede.
“As instalações serão feitas paulatinamente de forma a atender 100% da população petropolitana. A dona de casa que antes passava pela servidão escura, à noite, vai se sentir mais segura porque o caminho estará sendo iluminado com esse novo serviço”, afirmou o prefeito Paulo Mustrangi.
O primeiro passo para a instalação do Programa Luz da Cidadania foi dado em final de abril, com a disponibilização do serviço 0800 024 1000 para solicitações de troca de lâmpadas. Até o momento, o serviço registrou 2058 chamadas de manutenção: uma média de 33 por dia útil.
Os bairros que estão sendo contemplados nesta primeira fase são: Fazenda Inglesa com 45 instalações, Itaipava (43), Nogueira (31), Parque da Serra (19), Centro (8), Alto da Serra (3), Vale das Videiras (3), Corrêas (2), São Sebastião (2), Retiro (2), Quarteirão Ingelhein (2), Pedro do Rio (2) e Loteamento Samambaia (1).
Serão instaladas 298 luminárias do tipo eficiente, com ganhos também para o meio ambiente. De forma pioneira, o município passará a utilizar as lâmpadas de apor de sódio, que proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica de até 10%, com uma incidência de luz em torno de 65% a mais do que as lâmpadas convencionais. Já a luminária, na cor verde, se adapta ao ambiente de forma menos agressiva para a paisagem.
O Setor de Iluminação Pública também realiza uma pesquisa de qualidade e já entrevistou 755 pessoas atendidas pelo programa, constatando 74% de satisfação do público. Ao todo, foram feitas 88 solicitações de instalação que serão analisadas pela Secretaria de Obras. As solicitações realizadas
anteriormente ao programa também serão atendidas. Essas medidas contribuem para o relacionamento da população petropolitana com a prefeitura, providenciando um serviço ágil e de qualidade.
Caso o atendimento não seja realizado em um prazo de 72h, o cidadão petropolitano poderá ligar para a ouvidoria, através do número 2246-8970, que repassará a informação ao setor responsável. O petropolitano também pode solicitar instalações de luminárias, através do telefone 2246-8971.
A empresa LHN Comércio e Serviços Ltda foi a vencedora da licitação para realizar a manutenção e implantação de extensão de iluminação pública no município.
Fonte: Ascom PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário