Um trecho do percurso do trem da Estrada Real poderá ser finalmente reativado. Apresentado à Secretaria de Estado de Turismo, o projeto prevê a reforma da locomotiva a vapor Baldwin, fabricada em 1910, com capacidade para 16 pessoas sentadas, que se encontra atualmente parada em um galpão da cidade de Paraíba do Sul, no Sul Fluminense.
O projeto pretende preservar uma parte da história e resgatar o hábito de utilizar o trem como transporte de passageiros. Este será o primeiro trem a vapor restaurado e em funcionamento do Estado do Rio de Janeiro. O trecho de 14 quilômetros será da estação localizada no centro de Paraíba do Sul até o 4º distrito do município, Estação Cavaru.
Para o chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e coordenador geral de Convênios, Marcos Pereira, este é um importante passo para incrementar o turismo ferroviário do estado e, principalmente, fomentar e desenvolver a atividade turística do interior."As ferrovias desempenharam um papel de extrema importância no desenvolvimento do nosso estado. Está na hora de recuperarmos este patrimônio, dando aos nossos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da história e do trajeto dos trens fluminenses".
A cidade de Paraíba do Sul faz divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia teve importante papel na história da cidade. Segundo Pereira, outras ações serão desenvolvidas para o município, com o objetivo de incrementar a atividade turística no local. Entre as ações, estão a produção de material publicitário dos atrativos turísticos, capacitação de mão de obra e sinalização turística.
A concessão desse trecho do trem da Estrada Real ficará sob a responsabilidade da Tocaia Turismo, representado por Talis Lelis, que está em busca de parcerias para o desenvolvimento do turismo de Paraíba do Sul.
"O apoio da Secretaria de Turismo é essencial para a consolidação do projeto. Já temos a parceria com a Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e do Sebrae Nacional, que estão colaborando na capacitação das 20 microempresas que ficam no entorno do percurso do trem. A maria fumaça voltará a pleno vapor", celebrou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário