quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Operação Sorriso do Brasil realizará cirurgias corretivas gratuitas no Rio

Serão cerca de 120 operações em crianças portadoras de fissuras lábio palatinas

Uma parceria entre a Ong Operação Sorriso do Brasil (OSB) e a Secretaria de Estado de Saúde vai realizar cerca de 120 cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras lábio palatinas, problema que é conhecido como lábio lascado ou goela de lobo. A seleção de pacientes vai ser feita nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Anomalias Craniofaciais (CTAC).

As cirurgias serão realizadas entre os dias 11 e 16 de agosto no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Na manhã seguinte à operação, na maioria das vezes, o paciente já pode ir para casa. Segundo o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfredo Scaff, com a cirurgia, a fissura labial deixa sequelas mínimas.

- Sem os cuidados médicos, no entanto, os riscos são grandes, podendo gerar problemas na fala, além do sofrimento emocional, muitas vezes por causa de preconceito, que pode acabar retardando o desenvolvimento da criança – explica o subsecretário de Atenção à Saúde.

Os riscos para a criança incluem a má formação dos dentes e problemas auditivos, infecções crônicas e até mesmo a má nutrição. Cerca de 80 profissionais, oriundos de dez países, entre cirurgiões, enfermeiros, anestesistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas participam do projeto, que conta com organização e logística da Secretaria de Estado de Saúde.

A equipe médica é previamente selecionada e passa por um treinamento oferecido pela Ong. Após as cirurgias, os pacientes são acompanhados por profissionais da Operação Sorriso. Para o diretor executivo da OSB, Clóvis Brito, o trabalho inclui avaliações, cirurgias e pós-operatório.

- O programa é pensado por completo, indo muito além da cirurgia. Montamos uma grandiosa estrutura capaz de acolher os interessados, facilitando o acesso de pacientes e seus familiares – disse Brito.
Os pacientes devem comparecer nos dias 8 e 9 de agosto ao CTAC ( Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier). As crianças que não forem contempladas neste ano serão cadastradas para participar de programas públicos e de futuras ações da Ong.

O projeto é uma parceria entre Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ong Operação Sorriso, RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro, Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), Marinha do Brasil, Instituto da Criança, Colgate-Palmolive, a rede Accor e a Ethicon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário