Dizem por aí que o Rio de Janeiro está mudando… Depois da confirmação doseventos esportivos de 2014 e 2016, do início das obras do Porto Maravilha e da volta do tradicional Carnaval de Rua do Rio ficou mais comum encontrar notícias que destacam o momento positivo que a cidade e o estado vivem hoje. Mas ao que se deve tais mudanças?
Para contar um pouco dessa história, os economistas – e cariocas por opção – André Urani e Fabio Giambiagi se uniram e organizaram uma coletânea de 19 artigos sobre as transformações que o Rio vem passando. O trabalho deu origem ao Livro Rio: a hora da virada.
Lançado em Maio deste ano, a obra foi publicada pela Campus Elsevier  e pode ser considerada um ótimo guia para os interessados em compreender os recentes acontecimentos que levaram os fluminenses a comemorar o tão citado novo momento do Rio.
Organizados em três módulos, os 19 artigos foram escritos por 32 autores. Dentre eles, secretários municipais e estaduais, acadêmicos, lideranças do terceiro setor e empresários. Com pessoas diretamente relacionadas ao governo do estado ou à prefeitura, a obra está longe de ser chapa-branca. Entretanto, esta relação não altera a importância e o valor que o livro tem para aqueles que estudam as transformações da cidade e do estado. Afinal, concordando ou discordando dos atuais governos, faz parte do trabalho de pesquisa  levar em consideração o ponto de vista das pessoas diretamente envolvidas nesse processo de transformação do Rio. Assim, acredito que a obra pode ser considerada uma das principais fontes de estudo sobre o assunto.
 

Com uma linguagem clara, os artigos do primeiro módulo nos situam em relação às mudanças e apresentam o Rio como uma marca a ser reposicionada no mercado. O tão comentado alinhamento entre os governos municipal, estadual e federal somado ao esforço de “arrumar a casa” são apontados como alguns dos fatores responsáveis por essa volta por cima.
O segundo módulo é dedicado a apresentar projetos e avaliar oportunidades de crescimento da região. Desde o artigo sobre Economia Criativa até a proposta de uma Disney Carioca, os capítulos apresentam caminhos para a construção da Marca Rio. Fala-se sobre a importância de organizar o legado que será deixado pelos eventos esportivos de 2014 e 2016 e sobre a necessidade de incentivar diversos setores da economia fluminense.
Por fim, no terceiro módulo, os autores lembram que os investimentos em setores básicos, como saúde e educação, são desafios e projetos fundamentais para a consolidação do Rio.
Como diria Marcelo Neri, responsável pela “orelha” do livro, “Pessoas de fora olham para dentro do Rio, cariocas olham para fora do Rio. Esta era a regra.” Agora, é hora da virada.