quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Teresópolis inicia Campanha de incentivo à amamentação

Dando continuidade à tradição de incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez adere à Semana Mundial da Amamentação. Com isso, de 1 a 5 de agosto, as unidades de saúde da cidade realizarão diversas atividades de apoio e promoção a esta prática, como palestras, debates, jogos e exibição de vídeos educativos. O tema do município é “Na arte de comunicação, a amamentação é D+”, que busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores da sociedade como parte fundamental para a promoção e o apoio à ama

O ponto alto da campanha será a inauguração do Centro de Lactação de Teresópolis e do posto de coleta de leite humano, prevista para o dia 4 de agosto, e que funcionará no Centro Materno Infantil (Av. Feliciano
Sodré, 1130 – Várzea), instalado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.

Através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão, o posto conta com a colaboração de importantes parceiros, como o Rotary Clube de Teresópolis, a empresa Adal, o estabelecimento Residencial da 3ª Idade e a profissional de saúde Fany Garcia, que disponibilizaram parte do mobiliário e auxiliaram na adaptação do espaço.

No local será estocado o leite materno destinado a bebês prematuros e recém-nascidos de risco internados nos hospitais da cidade. O leite será disponibilizado depois de processado, qualificado e pasteurizado no Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), criada em 1992, e é comemorada em cerca de 120 países. No Brasil, é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. Teresópolis participa ativamente da campanha por meio de atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de conscientizar a comunidade e os familiares dos bebês sobre a qualidade do leite materno e das vantagens nutricionais, afetivas, econômicas e de prevenção a doenças.

Fonte: Notícias da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário