quarta-feira, 25 de maio de 2011

Consórcio chinês planeja instalar fábrica de trens no estado




Estado terá base de empresa responsável por fabricação e manutenção de equipamentos ferroviários

A Secretaria de Transportes, a Prefeitura de Três Rios e a empresa local TTrans, especializada na fabricação e manutenção de equipamentos ferroviários, assinaram ontem um Acordo de Cooperação Técnica com o consórcio chinês liderado pela empresa China Machinery Corp (CMC), que estuda a instalação de uma fábrica no estado do Rio.

A empresa chinesa é responsável pela fabricação dos 30 trens urbanos comprados pelo Governo do Estado para o sistema operado pela SuperVia - e que começam a ser entregues já nos próximos meses. A aquisição faz parte do compromisso firmado através do PET, Programa Estadual de Transporte do estado, e está entre os investimentos previstos para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Pra o secretário de Transportes, Julio Lopes, a fixação de uma base da empresa chinesa no Rio desoneraria o custo da manutenção dos novos trens, além de abrir uma janela de oportunidade para novos negócios.

– O sistema ferroviário urbano vive um momento de franca expansão. Na próxima semana estaremos reunidos na China para conferir o primeiro dos 30 trens, todos com ar condicionado, que proporcionarão um surpreendente avanço no nível de conforto e agilidade no sistema. Com essa parceria, teremos garantia e assistência técnica para as nossas composições sem tempo limite – disse Julio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário