segunda-feira, 30 de maio de 2011

Petrópolis : Operação Calçada Livre pretende conscientizar a população e multar infratores

Calçada é local de pedestre, certo? Mas nem sempre é assim, é comum ver veículos estacionados nas calçadas, ocupando um lugar que não foi feito pra eles. Ainda mais em cidades com grande frota como Petrópolis. São mais de 100 mil veículos circulando na cidade.
Para combater esse tipo de situação, que é irregular de acordo com o Código Nacional de Trânsito, a prefeitura da cidade está fazendo um trabalho de conscientização. E quem desrespeitar a lei pode ir se preparando. A partir de 26 de junho, a infração vai pesar no bolso dos motoristas.
Basta percorrer as ruas para encontrar as infrações: carros estacionados em local proibido, debaixo das placas. Parados até na contra-mão da rua. E mesmo os veículos da concessionaŕia de energia elétrica estacionam onde não é permitido. Mas o pior é quando os motoristas invadem o espaço dos pedestres: param sobre as calçadas.
Por causa das reclamações a prefeitura de Petrópolis começou a operação Calçada Livre. Os agentes de trânsito estão percorrendo os bairros. Pelo Código Nacional de Trânsito estacionar sobre a calçada é infração grave. A multa é de R$ 127.
Por enquanto ninguém está sendo multado. Quando o motorista está por perto os agentes de trânsito orientam para que ele retire o carro. Se o motorista não é encontrado os agentes aplicam a advertência. Este carro já tem duas advertências e continua com as quatro rodas sobre a calçada.
São proibidas até as paradinhas rápidas. São 30 dias de operação: em menos de uma semana foram feitas quase 200 advertências. Mas no fim do mês termina o prazo para que os motoristas se conscientizem. E quem estacionar na calçada vai ser multado.
 O telefone para denunciar o estacionamento irregular em Petrópolis é o (24) 2246 9257.

Nenhum comentário:

Postar um comentário