quarta-feira, 18 de maio de 2011

Teresópolis prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Meta é imunizar 80% da população alvo. Números mostram 62% de pessoas já vacinadas

Isadora Jaron (Diário de Teresópolis)

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal foi prorrogada, em quase todo o país, com o objetivo de fazer os estados e municípios que não alcançaram a meta prevista, conseguir imunizar o público alvo restante, de crianças (de seis meses a dois anos), idosos, indígenas, gestantes e profissionais da saúde.

Em 12 estados a data foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 20. Em Teresópolis, a vacinação também permanece por mais uma semana e agora os pacientes crônicos também poderão ser vacinados. A meta é imunizar 80% da população. De acordo com a última atualização feita pela Secretaria de Saúde, na última sexta-feira, 13, oficialmente o último dia da campanha nacional, 60% do público alvo já havia sido vacinado. “A vacinação foi prorrogada até o dia 20 e é importante estarmos falando que os pacientes crônicos também podem procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa. É importante que ele tenha a solicitação pelo médico que o acompanha para que essa vacina seja administrada”, explicou Daurema Docasar, coordenadora de imunização do município.

Os maiores percentuais foram registrados entre profissionais da saúde (100%), idosos (60%) e crianças (60%). Já as crianças e gestantes continuam com um índice abaixo do esperado. “A campanha está caminhando, nós já conseguimos vacinar 62% da nossa população alvo. Nossa meta já foi atingida com os idosos, as gestantes o número ainda está baixo, penso que existe um receio desse grupo com relação à imunização, mas conseguimos atingir 30%. As crianças, desde a última semana, os números deram uma melhorada. Espero que as mães continuem levando seus filhos, pois conseguimos atingir 60% desse grupo também”, afirmou Daurema.

Segundo a coordenadora de imunização, foram 281 crianças vacinadas apenas na sexta-feira, 13. Já o grupo dos profissionais da saúde conseguiu atingir a meta, com 100% imunizado. Ainda de acordo com Daurema, durante o período de prorrogação da vacina, até o dia 20, todas as unidades de saúde estarão funcionando e recebendo as vacinas para o município conseguir atingir a meta mínima de 80% de imunizados. “Se nós conseguíssemos atingir mais 20% dessa população alvo, nós conseguimos atingir nossa meta. Falamos muito em números, mas isso vai além de números, porque eles refletem qualidade. Estamos oferecendo para a população uma proteção, mais um meio de prevenção, que é através da imunização. Então os números nos dizem muito, qualidade, saúde e prevenção de doenças”, finalizou Daurema.

Em Teresópolis os postos em funcionamento para imunizar o público alvo são os seguintes: Albuquerque, Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros, Volta do Pião, Granja Guarani, Beira Linha, Araras, Rosário, Perpétuo, Barra do Imbuí, Pimenteiras, Meudon, Fonte Santa, Vargem Grande, Venda Nova, Granja Florestal, Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea) e Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje (São Pedro).

A vacina protege contra os vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2010, entre eles o Influenza  H1N1, responsável pela influenza A (H1N1) - gripe suína. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo ou apresentou reações a doses anteriores da vacina contra gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário