sábado, 28 de maio de 2011

Mais de cem escolas participaram da Prova Petrópolis



Mais de sete mil alunos realizaram a Prova Petrópolis em 122 escolas municipais para verificar os conhecimentos em português e matemática e serem preparados para a Prova Brasil, que acontecerá em todo o País no mês de novembro. Foram 22 questões de cada disciplina para os alunos do 5º ano do ensino fundamental e 26, também dessas duas matérias, para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio realizadas das 9h ao meio dia de sábado (28).

O secretário de Educação, William Campos, esteve na Escola Municipal Jamil Sabrá, na Coronel Veiga, para desejar boa sorte aos 46 estudantes das duas turmas de 9º ano que fizeram a prova e dar algumas dicas, como atenção na hora da marcação no cartão resposta e leitura da prova com calma.

“Estou muito orgulhoso com o Jamil porque nós tivemos 100% de presença, já que o aluno que faltou foi por questões religiosas e que dão o direito a ele fazer a prova na segunda-feira. Isso comprova a adesão do município à ideia. Eu tenho muita esperança que o número de faltosos não chegue a 15% em todo o município. Eu queria agradecer à minha subsecretária de Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha, que liderou essa atividade e aos meios de comunicação de Petrópolis que abraçaram essa causa. Numa revolução é fundamental acreditar nos sonhos. Eu vou usar toda a minha fé e a minha energia para que a Educação no governo Paulo Mustrangi fique entre as três melhores cidades do Estado e entre as 20 melhores do Brasil”, declarou, William Campos, que aproveitou para visitar o terreno nos fundos da escola com a intenção de que no local seja o Jamilzinho, escola de Educação Infantil, buscando verba do governo federal.

Mesmo num dia frio, os alunos compareceram à Prova Petrópolis, percebendo a importância dessa avaliação. De acordo com a diretora, Mônica Haack, os estudantes chegaram a fazer um simulado na própria escola como preparação para o dia 28.

“Estou mais ou menos nervoso e espero ter um bom resultado porque essa é uma preparação para a Prova Brasil”, destacou o aluno Felipe Costa Reis, de 17 anos, assim como outra aluna. “Estou preparada e acho que vai ajudar muito a gente mais para frente”, declarou a estudante Juliana Borges, de 14 anos.

Os gabaritos das três provas serão divulgados na próxima semana, mesmo período em que se inicia a correção das provas para que a tabulação e a análise dos resultados possam estar prontas até o fim do mês de junho.

Essa foi a primeira edição da Prova Petrópolis e foi realizada com o objetivo diagnosticar as práticas pedagógicas do ensino fundamental. A partir do resultado, será feita uma análise do conhecimento que está sendo absorvido pelo aluno e verificar as deficiências para a realização de novas ações para melhorar o ensino do município, escola por escola.

Essa avaliação também é uma preparação para a Prova Brasil,que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Petrópolis tem hoje 29 escolas municipais acima da média Brasil no 5º ano e 16 no 9º ano, e 39 escolas do 5º ano e 20 do 9º ano acima da média Petrópolis. Além disso, 83% das escolas tiveram um crescimento de índice acima da média estimada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário