terça-feira, 31 de maio de 2011

Governador será orador do jantar anual da Câmara de Comércio Brasil-França

Compromisso é o primeiro durante a missão governamental e empresarial à França

O governador Sérgio Cabral será o principal orador brasileiro no jantar anual da Câmara de Comércio Brasil-França, que começa às 19h30 no horário de Paris (14h30 no Brasil). O compromisso é o primeiro do governador durante a missão governamental e empresarial à França, como parte do trabalho de atração de investimentos, cooperação técnica na área de formação profissional e captação de linhas de financiamento para os grandes projetos do estado do Rio de Janeiro.

No jantar, o governador vai entregar o prêmio “Personalidade do Ano Brasil-França” ao presidente da empresa francesa da área de energia Technip, Thierry Pilenko. A ministra francesa de Economia, Christine Lagarde, será a oradora principal do lado francês e entrega o mesmo prêmio ao presidente da companhia área brasileira TAM, Líbano Barroso.

Nos cinco compromissos oficiais que terá nestas terça e quarta-feira, o governador Sérgio Cabral vai mostrar a investidores e autoridades francesas que o novo momento de desenvolvimento econômico do estado e os grandes eventos que o Rio receberá nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ampliam ainda mais as oportunidades de investimento e de crescimento das empresas francesas, que já marcam forte presença no Rio de Janeiro.

Agenda

Nesta quarta-feira (1/6), o dia  de Sérgio Cabral começa com um café da manhã com dirigentes de grandes companhias francesas e brasileiras na sede do Movimento das Empresas Francesas (Mouvement des Enterprise de France – Medef), a maior entidade patronal da Europa. A conversa vai tratar das oportunidades de investimento no estado do Rio. Em seguida, Cabral e a delegação governamental e empresarial vão para Vélizy-Villacoublay, próximo a Paris, onde visitam o Centro de Estudos e Pesquisas da montadora PSA Peugeot-Citroën, empresa que há anos investe no Rio de Janeiro.

Na volta à capital francesa, à tarde, o governador se reúne com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, Pierre-Antoine Gailly. Além do intercâmbio comercial e econômico entre o Rio de Janeiro e Paris, Cabral vai conhecer a experiência da Câmara na organização de cursos de formação profissional técnica. Entre os setores que mais interessam ao Governo do Estado estão hotelaria, gastronomia – devido ao extenso calendário de eventos internacionais no Rio –, moda e tecnologia.

A última agenda de Sérgio Cabral em Paris será uma reunião com o diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Dov Michel Zerah. O encontro terá como tema as linhas de financiamento para o setor de transportes do estado, como parte da demanda de infraestrutura para a Copa do Mundo os Jogos Olímpicos.

Comitiva
 Compõem a comitiva do Governo do Estado os secretários da Casa Civil, Regis Fichtner; de Fazenda, Renato Villela; de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; de Transportes, Julio Lopes; de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, está à frente do grupo de empresários que participa da viagem.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário