segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde de Petrópolis inicia a realização do LIRAa


A Secretaria de Saúde deu início ao Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti – LIRAa, através de tenda itinerante, em Nogueira, no início do mês. Novas ações estão previstas para os períodos de 15 a 19 de agosto, na Praça da Estação Ferroviária (Pedro do Rio); de 22 a 26 de agosto, no Corta rio (Posse) e de 29 de agosto a 02 de setembro, no Alto da Serra.

O   LIRAa é uma atividade do Programa Municipal de Controle da Dengue,  destinada a realizar o levantamento do índice de infestação predial, ou seja, identificar nos 54 bairros sorteados entre os 81 existentes no município, aqueles que apresentam a presença do vetor transmissor da dengue, o mosquito “Aedes aegypti.
O resultado é medido de acordo com a presença de larvas que se desenvolvem próximo à água parada (em pratos com plantas, caixa d’água e reservatórios, ralos). As larvas são coletadas pelos agentes durante a realização do LIRAa e encaminhadas para o Laboratório de Entomologia da Secretaria de Saúde, localizado na Vigilância Sanitária. As larvas são identificadas e contabilizadas, resultando no índice de infestação que classificará a situação do município.
Petrópolis apresentou até maio desse ano, índice de 0,4%, considerado na classificação como de baixo risco. O mais importante é a participação da população, contribuindo para a prevenção e combate à dengue porque o mosquito vive dentro e ao redor da casa e do trabalho, precisando de pouca água para se multiplicar.
Os agentes de combate às endemias visitam as casas a cada dois meses, tempo suficiente para que muitos mosquitos “nasçam”, necessitando de apenas 7 a 10 dias para se criar. É importante ainda permitir a entrada dos agentes de endemias nos imóveis, para fazerem a inspeção e a coleta de larvas, cumprindo as orientações deixadas pelos agentes.
Em caso de dúvida, a população pode ligar para o Controle da Dengue, na Vigilância Sanitária, e obter mais informação pelo 2231-0841.

Nenhum comentário:

Postar um comentário