segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Grande público marca o primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia




A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia iniciou hoje (17) e superou a expectativa de público, recebendo cerca de 5 mil pessoas na Tenda montada a pedido da Prefeitura pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.  O evento que este ano traz o tema: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” deve o seu sucesso à preparação que a cidade fez para o evento, sendo o município do estado com maior número de atividades.

Com 306 atividades gratuitas programadas para estes sete dias, a SNCT oferece cursos e oficinas que vão desde “Educação ambiental e atividades de lazer” até “Introdução a Inteligência Artificial”, é diversão e aprendizado para o público de todas as idades. Quem for ao evento conhecerá a Lousa Interativa. Neste gadget, com auxílio do touch screen, é proporcionado ao usuário uma experiência diferenciada, o contato quase físico com seus arquivos.

Esta inovação tecnológica tem sido aplicada como recurso pedagógico em várias escolas pelo Brasil. Geovana Domingues Silva, de 13 anos, aluna do 7º ano, da Escola Municipal Profª Jandira Peixoto Burdignon, aprovou a experiência com a Lousa: “Aprendi sobre geografia de uma forma divertida, queria que fosse sempre assim. Nunca tinha visto, achei muito interessante”.

Quando tecnologia e arte são uma só

Tecnologia e arte se encontram no Grupo Lúmini que de forma criativa encanta platéias, e esta noite a partir das 19h30, encantará a todos na abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Theatro D. Pedro.  Criado pelo Núcleo de Dança da UERJ, eles trabalham usando elementos da ciência e tecnologia em sua arte, propondo também, reflexões a cerca do homem como um ser solitário, e ao mesmo tempo, parte da sociedade.

Confira as instituições que estão trabalhando juntas para o sucesso da SNCT: Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA), Fundação de Cultura e Turismo (FCTP), Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) e Secretaria de Segurança; Secretaria Estadual de Educação – Coordenação Pedagógica Serrana I; Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (LNCC); Museu Imperial; Palácio Itaboraí (FioCruz); Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Faculdade Arthur de Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis (Fase/FMP); Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Instituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de Petrópolis (IST); Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBTF); Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Serviço Nacional de Indústria (SENAI); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Unimed e Centro de Educação da Tecnologia da Informação (CPTI).

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário