quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tomógrafos móveis realizaram 38 mil exames gratuitos desde 2010


Até o dia 29, uma das unidades oferecerá o serviço aos moradores de Caxias

O serviço de tomografia computadorizada móvel do Governo do Estado realizou 38 mil exames desde janeiro de 2010. Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com duas unidades itinerantes que visitam os municípios onde a demanda de pacientes é grande. Para a agente comunitária de saúde Dayse Kelly Mello, essa foi a oportunidade pela qual ela esperava há alguns meses. Nesta quinta-feira, ela pôde fazer o exame da pélvis em uma das carretas que estará estacionada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, até o dia 29 de outubro.

- Não tenho condições de pagar para fazer uma tomografia. Em um exame de rotina, descobri que tenho uma massa branca entre o ovário e o intestino reto, e os médicos só conseguirão identificar a massa através de uma tomografia. Agora, poderei ter um diagnóstico mais completo. E foi tudo muito rápido: fiz o exame em poucos minutos. Estou mais tranquila, porque sei que se eu for diagnosticada com alguma doença grave, terei tempo para me tratar - contou Dayse.

A carreta especial recebe cerca de 70 pacientes por dia. A expectativa é realizar na Praça do Pacificado, no centro de Caxias, de segunda-feira a sexta, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 15h, 600 exames. É a chance de moradores da região terem acesso a um equipamento moderno que assegura um diagnóstico seguro e rápido, permitindo um tratamento mais adequado para diversas doenças. Os exames de imagem podem ajudar a detectar lesões provocadas por traumas, tumores e processos infecciosos.

- É muito bom saber que poderei contar com um equipamento de última geração para realizar um exame tão caro. Preciso fazer um check up e estava preocupada. Estava passando pela praça e resolvi tirar as minhas dúvidas sobre como posso utilizar o tomógrafo móvel. Com certeza, irei marcar o meu agendamento - afirmou a servidora pública Márcia Pereira, de 51 anos, moradora de Duque de Caxias.

O projeto da Secretaria de Saúde e Defesa Civil assegura a realização de tomografia de múltiplos detectores em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em cidades em que não há esse tipo de exame ou em locais onde o serviço não é capaz de suprir a demanda. O equipamento pode realizar um exame de corpo inteiro em até 30 segundos. O aparelho é operado por três profissionais especializados na área. Em unidades de saúde privadas, esse tipo de avaliação custa entre R$ 400 e R$ 800.

- A tomografia é um exame caro e de alta complexidade, por isso é tão importante para a população carente. É um ótima oportunidade para os pacientes que precisam ficar em filas de espera para usar o serviço. Nosso objetivo é suprir essa demanda. Desde 2010, o tomógrafo que coordeno já realizou 24.964 exames e atendeu a 19.286 pacientes - afirmou a coordenadora da unidade estaciona em Caxias, Elaine Ferreira.

Agendamento deve ser feito na prefeitura da cidade

Para usar o tomógrafo, os moradores de Caxias devem entregar o pedido à prefeitura da cidade, que o encaminha à Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil para agendamento. A lista é devolvida ao Município, que comunica ao paciente o dia, o local e a hora do exame. Os usuários do SUS que possuem aparelho celular recebem a confirmação via SMS, 48 horas antes da data marcada. O resultado é entregue à prefeitura, que fica responsável por encaminhá-lo ao paciente no prazo de 15 a 20 dias.

Fonte: Governo do Estado







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário