quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mustrangi assina implementação do Samu com consórcio intermunicipal da Região Serrana

O prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, assinaram na tarde desta quinta-feira (27), no Palácio Sergio Fadel, o convênio com o consórcio intermunicipal da Região Serrana, que garante a liberação de recursos para a contratação das equipes que trabalharão no Serviço Móvel de Urgência (Samu) nos 16 municípios que integram o sistema.

Petrópolis receberá a Central de Regulação de Vagas e será a referência para todas as cidades da região. A central será responsável pelo atendimento das chamadas 192 efetuadas nos municípios participantes do consórcio. O governo federal vai custear 50% das despesas e o restante será rateado entre o governo estadual e os municípios (25% para cada ente). O GSE, serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros às vítimas de acidentes nas estradas, também será mantido.

“O trabalho do governo municipal visa gerar um modelo de saúde pública que possa atender a população de maneira eficaz. Hoje, com a assinatura do contrato com o consórcio, estamos dando mais um passo a frente para transformarmos a saúde pública da cidade em um sistema funcional e de qualidade”, ressaltou Mustrangi.

Mustrangi e Aparecida estiveram com Ministro da Saúde

Na semana passada, o prefeito Paulo Mustrangi e a secretária Aparecida Barbosa estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além do Samu, diversos itens foram apresentados ao ministro, para que haja a liberação de recursos da União para o município.

Entre os pleitos estão incluídos a certificação de mais cinco leitos de UTI e a habilitação do serviço de oncologia (que será feito pelo Hospital Alcides Carneiro) - projeto que já está em Brasília; o processo de habilitação da alimentação enteral do Hospital Santa Teresa (HST); a questão dos procedimentos oftalmológicos (catarata); das cirurgias vasculares e urológicas, além da liberação das emendas parlamentares destinadas à saúde.

Padilha disse, no encontro, que “todos os itens apresentados serão analisados com atenção pelo ministério, com ótimas chances de efetivação dos recursos e habilitações sugeridas. Petrópolis faz o dever de casa com mérito”, avaliou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário