sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Palestra gratuita sobre Terapias Alternativas e Complementares na UCP



“Terapias Alternativas e Complementares” é o tema central de palestra promovida pela UCP e Centro Educacional Terra Santa na quarta-feira, dia 26 de outubro a partir das 19h com entrada franca. O evento será realizado na Universidade Católica de Petrópolis, localizada à Rua Benjamin Constant, 213 Centro – Petrópolis/ RJ.

O Centro Educacional Terra Santa e a Universidade Católica de Petrópolis firmaram um convênio de parceria e criaram a Escola Superior de Ciências e Terapias Alternativas credenciada pelo MEC com o objetivo de formar novos profissionais capacitados na área de Acupuntura.

A Escola vai promover Curso de Pós Graduação Lato Sensu que será aberto a profissionais graduados na área da Saúde, com turmas com entre 35 a 40 alunos, já contando com alunos inscritos para a primeira turma, com início previsto para o último final de semana de outubro.

A palestra que será realizada na UC tem como meta ratificar a importância da Acupuntura e das terapias alternativas e complementares na atualidade e a relevância da formação adequada desse profissional. Na mesa que compõem o evento vão estar presentes o Prof. Ezequiel Rodrigues Lima, Coordenador Pedagógico, Prof. Heitor da Mata Sobrinho, Prof. Severiano Cardozo Santos Filho e Prof. Dr. Frei Antonio Moser.

A palestra vai explicar que a Acupuntura é a Medicina Tradicional Chinesa e se trata de uma ciência e conhecimento milenar chinesa. A acupuntura começou há cerca de 5 mil anos atrás, oriunda de observação, dedicação e a experiência acumulada sobre a interação entre o ser humano e seu estado de saúde com as mudanças da natureza.

De acordo com os professores, os antigos sábios formularam a teoria de harmonia do universo e postulavam o equilíbrio entre a natureza e o homem. É a teoria de Yin e Yang, onde sempre há um equilíbrio de forças naturais complementares: Dia e Noite, Sol e Lua, Água e Fogo, Montanha e Planície, Plantas e flores e Pedras e areias, Calor e Frio, Homem e Mulher, Trabalho e Repouso, Tensão e Relaxamento, Emoção e Rigidez, dentre outros.

Também será apresentado na palestra que o princípio básico energético da Acupuntura é a exploração das energias vitais do corpo, ou seja a força que movimenta o ser vivo, que faz existir a vida, que circulam nos meridianos, que são uma rede de minúsculos canais onde circulam a energia vital humana, divididos em 12 meridianos principais, 8 extras e várias ramificações menores conectando os órgãos vitais internos com todas as partes internas e externas.

Na mesma noite, a equipe vai explicar como vai funcionar o Curso de Acupuntura que é dividido em módulos teóricos de dezesseis horas mensais, que será ministrado nos últimos finais de semana de cada mês. Os módulos práticos serão ministrados em ambulatório social instalado no Centro Educacional Terra Santa, cujo público-alvo será a população de Petrópolis e cidades adjacentes.

De acordo com Prof. Severiano Cardozo Santos Filho, o aluno terá oportunidade de realizar a prática diária o Ambulatório-Escola, tornando-se assim capacitado para o Mercado de Trabalho. A Escola contará com Direção Administrativa, Secretaria, Gerência Pedagógica e Coordenação Ambulatorial.

O Corpo Docente é composto por profissionais experientes e capacitados para ministrar o conteúdo teórico e prático, todos pós-graduados. Vale ressaltar que a Pós-Graduação constará de 24 módulos (24 meses), sendo 400 horas teóricas e 800h de prática ambulatorial e orientação de monografia.

Além da Pós-Graduação, a Escola também vai oferecer cursos livres e de extensão, como Massoterapia e Massagens em geral; Shiatsu; Pedras Quentes; Reflexologia Podal: Quick Massage: Florais; Reiki e outros.

Mais informações sobre as matrículas podem ser obtidas através dos telefones (24) 9827-3193, (24) 8835-5278 e (24) 2237-2700 e heitor-sobrinho@hotmail.com ou sev_cardozo@hotmail.com, ou na sede do Centro Educacional Terra Santa através do telefone (24) 2242-0525 e 2246-1061 ou pessoalmente à Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso – Petrópolis/ RJ.

SERVIÇO
Palestra “Terapias Alternativas e Complementares”
Data: 26/10/2011 – Quarta-feira
Horário: 19h
Local: Universidade Católica de Petrópolis
Rua Benjamin Constant, 213
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-4000

Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

Nenhum comentário:

Postar um comentário