quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile de 7 de Setembro reuniu mais de 25 mil pessoas na Rua do Imperador



O desfile cívico realizado na manhã da última quarta-feira (7) atraiu um público estimado de 20 mil pessoas para a Rua do Imperador,  encerrando as comemorações da Semana da Pátria em Petrópolis. Em sete dias de festividade mais de 27 mil alunos de 100 instituições educacionais desfilaram em bairros e distritos do município. A apresentação das escolas teve como tema central, elaborado pela Secretaria de Educação, – “Verás que um filho teu não foge a luta” – que ressaltou o compromisso de união e valorização da cidadania entre alunos e diretoras das unidades participantes.  

O evento teve início às 9h com o prefeito Paulo Mustrangi, o comandante do 32º BIMtz, Fábio Pires Do Val e o secretário de Educação, William Campos, hasteando as bandeiras do Brasil, do Estado e de Petrópolis, ao som do Hino Nacional, apresentado pela Banda do 32º BIMtz. Cerca de cinco mil alunos participaram do desfile, que foi um dos maiores já realizados.

Em seu discurso, o prefeito Paulo Mustrangi agradeceu a presença da população exaltou a educação como ferramenta de transformação da vida de todos os brasileiros.

“Hoje para que os nossos jovens possam encarar os desafios futuros é preciso investir na educação. A prefeitura está ciente disso e mais de 60 escolas contam já com o tempo integral. Hoje 100 escolas possuem laboratório de informática, o que significa dizer que estamos incluindo nossas crianças e jovens no mundo digital para que no amanhã eles não sejam excluídos do mercado de trabalho. Quando chegamos não havia nenhuma escola com esse equipamento (laboratórios de informática). Também estamos adquirindo 15 mil netbooks para colocar em cada carteira nas escolas do município. Isso vai proporcionar que os estudantes possam pleitear uma vaga no mercado de emprego, por meio da inclusão digital. Não adianta sonharmos com uma cidade voltada para empresas de tecnologia sem mão de obra qualificada. Esse é o nosso compromisso, de oferecermos uma educação de qualidade e transformadora, para emanciparmos nossas crianças e jovens”, declarou.

Ao todo, foram realizados 24 desfiles, entre escolas municipais, estaduais e particulares, associações e entidades militares: ANVFEB - Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira; AMIRP – Associação Militares Reserva de Petrópolis; Grupo Escoteiros João XXIII – 35º RJ; Guarda Municipal;  Escola Municipal Vereador José Fernandes (Banda Municipal de Petrópolis); Centro de Educação Infantil A Sementeira; Centro de Educação Infantil Andréa Rebouças; Escola Municipal Paulo Freira; Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga; Escola Municipal Dr. Barros Franco; Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória; Projeto Qualivida; Legião da Boa Vontade (LBV); Escola Municipal Johann Noel; Ordem DeMolay; Lions Clube de Petrópolis; Colégio Estadual Princesa Isabel; Escola São Judas Tadeu; Escola Municipal José Fernandes da Silva; Escola São Judas Tadeu (particular); Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo; Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio; Colégio Estadual Dom Pedro II; Defesa Civil; Cruz Vermelha; 32º Batalhão de Infantaria Motorizado; 26º Batalhão de Polícia Militar e 15º Grupamento de Bombeiros. 
Estiveram presentes ao evento diversos secretários de governo, comandantes do Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros, além de autoridades civis e eclesiásticas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário